Brasil,

Líderes de TI: desafios e oportunidades na nova era digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Press FC
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Não existe mercado que mude mais rápido que o de Tecnologia da Informação. Nós, líderes do setor, vivemos ansiosos tentando antecipar os próximos movimentos e inovações, a fim de otimizar processos e manter equipes atualizadas. A desenfreada evolução tecnológica torna os ciclos de produtos cada vez mais curtos e, consequentemente, retroalimenta a necessidade de atualizações de softwares e hardwares. A integração de sistemas ligados a novas tecnologias aumenta, ainda mais, a complexidade do setor.

Vendo pelo lado positivo, o avanço tecnológico permite a criação de soluções mais eficazes, aumento de produtividade e melhoria da experiência do cliente. Por outro lado, exige investimentos constantes em treinamento e infraestrutura, aumenta o risco de obsolescência e traz desafios de segurança. Usualmente, isso cria barreiras para a entrada de novos players no mercado, já que empresas com menos recursos financeiros podem não conseguir acompanhar o ritmo, abrindo margem para monopólios de tecnologia.

Nesse cenário, empresas de TI precisam se reinventar para conquistar um lugar ao sol. Os principais diferenciais competitivos envolvem o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, produtos e serviços com alto padrão de segurança, e verticalização para atender às necessidades únicas de setores específicos. Essas estratégias podem ser fundamentais para a reputação e sobrevivência da empresa nesse novo mundo.

Outro desafio crítico é a escassez de mão de obra em TI no Brasil, associado ao difícil acesso a instituições de alto nível e baixa proficiência dos brasileiros em inglês. Sem falar da competição global por profissionais qualificados, impulsionada pelo boom do trabalho remoto durante a pandemia.

Mais do que desafios e oportunidades, algumas tendências são claras e devem estar no radar dos gestores: a Inteligência Artificial iniciou a nova “corrida do ouro”. Ainda não sabemos ao certo como a IA será inserida no meio corporativo, mas aprenderemos diariamente sobre e com ela. Empresas como a keeggo já contam com um time de pesquisadores para discutir como a nova tecnologia deve afetar negócios a curto, médio e longo prazo.

Tudo isso sem deixar de lado o ESG na gestão, fundamental para atender demandas crescentes por responsabilidade social, ambiental e de governança. Agendas como data center verdes, IoT ambiental e LGPD permanecerão nas mesas. Considerar critérios ESG ao escolher fornecedores de tecnologia, investir em ações e startups de impacto positivo, torna-se mandatório.

Em síntese, à medida que o setor avança, surgem novos desafios e oportunidades. Para enfrentá-los, líderes de TI desempenham papel estratégico e têm cada vez mais responsabilidades nas mãos, que vão desde a gestão de capital humano à adaptação a novas tecnologias, regulamentações e pautas sociais.

*Vitor Roma é formado em economia, com MBA em finanças e mestrado em administração. Experiência de 20 anos nas áreas de tecnologia e empreendedorismo, passagem como VP de novos negócios e marketing no clube de regatas Vasco da Gama e diretor de finanças e tecnologia na Ikesaki. Atualmente é CEO da keeggo, consultoria de tecnologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar