Tecnologia no RH ajuda líderes a identificarem o momento certo para promover um talento
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Informações sobre salário, desempenho e avaliações de competências são alguns exemplos de dados que se tem acesso facilmente através de softwares de gestão, que auxiliam o RH com o histórico de cada funcionário e ajudam na tomada de decisões. Por exemplo, apontando quais colaboradores deveriam receber um aumento ou promoção dentro da empresa
Uma pesquisa da consultoria Robert Half, realizada com 1.161 em todo o Brasil, apontou que 49% dos profissionais desejam buscar outro trabalho ainda este ano. Basicamente, são 3 principais motivos que levam a isso: remuneração, falta de perspectiva de crescimento na carreira e ausência de valorização na empresa. A pesquisa evidencia um desafio que é comum à maioria das empresas: capacidade de reter talentos e manter uma equipe engajada. Por mais que as corporações invistam em departamentos de recursos humanos bem estruturados e com acesso a ferramentas de gestão, na prática, acompanhar e qualificar o desempenho das pessoas é algo complexo.
Tecnologia pode ajudar!
A tecnologia já é uma amiga conhecida do RH, automatizando tarefas comuns como folha de pagamento, armazenagem de dados e controle de banco de horas, tornando os processos mais práticos e dinâmicos. Porém, a cereja do bolo tem sido, cada vez mais, as vantagens que ela traz em relação à gestão de pessoas. Através dos softwares de gestão, já é possível aprimorar processos que antes demandavam grande tempo de análise por parte dos profissionais, como entender melhor as skills dos candidatos no momento do recrutamento para novas vagas; mensurar a performance dos colabores para definir promoções, acompanhar histórico para garantir aumentos salariais compatíveis com o mercado, entre outros.
A comunicação entre o RH e diferentes áreas também passa a ser muito mais assertiva com a ajuda da tecnologia. Os exemplos de situações também são vários, como a possibilidade de tirar dúvidas dos colaboradores sobre férias e banco de horas real time, emitir avisos gerais ou sobre questões mais pessoais, como a falta de um documento para cadastro.
Mais proximidade!
Além disso, por mais que pareça antagônico, a tecnologia ajuda a humanizar a relação do colaborador com a empresa, ao trazer transparência e assertividade para a comunicação. Neste sentido, uma grande ajuda que a tecnologia traz é na gestão de carreira. Ao utilizar ferramentas de gestão com o auxílio de softwares, todo o histórico de avaliação de desempenho fica registrado e algumas análises podem ser feitas de forma automática, ajudando o gestor a reconhecer talentos no time.
Segundo Jéssica Ariane, Head de Produtos Talent Experience na Senior Sistemas, a tecnologia pode ser usada para coletar e analisar dados sobre o desempenho de colaboradores, através de diferentes ferramentas já conhecidas do mercado, como feedbacks, OKR, avaliação de competências (formatos 90º, 180º, 270º e 360º) , e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). “Através das avaliações é possível classificar as competências e habilidades mais aderentes para um cargo de liderança,” explica a executiva.
“A tecnologia também apoia com informações relacionadas à remuneração e salário, possibilitando acompanhar a evolução salarial, momentos e motivos que o colaborador recebeu algum tipo de reconhecimento relacionado a mérito. Todas as informações, tanto de desempenho, quanto salariais, são unificadas em um Analytics, que consolida esses dados de competências e o histórico de remuneração para sugerir em uma pontuação, quais colaboradores estão mais propensos a um aumento ou promoção”, explica.
A plataforma HCM da Senior Sistemas é um exemplo de tecnologia que possui soluções focadas na gestão de talentos, que democratizam o acesso às informações, proporcionando autonomia aos funcionários para gestão de suas informações e empoderando lideranças na gestão e desenvolvimento de seus colaboradores.
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