Brasil,

Mercado de trabalho e o ESG

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Mercado de trabalho e o ESG

*Nelson Sheiji Kawakami

Durante um encontro na ONU, em 1987, Gro Harlem Brundtland, diplomata norueguesa e líder internacional em desenvolvimento sustentável, citou um conceito muito difundido, mas nem sempre entendido em sua essência: “precisa-se ter um modelo de desenvolvimento que responda às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de respostas das gerações futuras às suas próprias necessidades”.

Para assegurarmos este “futuro” no “presente”, precisamos começar a fortalecer a nossa consciência, empatia, respeito e amor pelas pessoas, e devemos procurar incansavelmente agir com “alto desempenho” (fazermos muito com pouco), ou seja, com “excelência”, “eficiência” e “ética”, pois fazer o “certo” hoje, sempre resultará “certo” no futuro. Defendo essa definição pragmática da sustentabilidade (ESG): fazer Certo na primeira vez (com EXCELÊNCIA), da Maneira Certa (com EFICIÊNCIA) e pelos Motivos Certos (com ÉTICA).

Assim como a maioria das universidades estão aptas a formar gestores, e não a formar líderes (ambos são essenciais para as organizações), quando se trata de Sustentabilidade, focamos em ensinar as técnicas e ferramentas ligadas, por exemplo à construção sustentável, e não ensinamos os valores e princípios necessários para que os colaboradores se importem e vivam de acordo com o conceito ESG.

Pesquisas demonstram o crescimento do mercado de empregos verdes (E) em diversos setores da economia, cenário que, idealmente, deve ser extrapolado para o S e G. Para que os colaboradores não fiquem exageradamente focados nos aspectos técnicos de suas especialidades e tenham uma visão mais holística da sustentabilidade, as organizações devem promover a construção de uma cultura da sustentabilidade, contratando e educando funcionários para viverem esta cultura, mais alinhada com o Capitalismo para Stakeholders, Mentalidade Infinita e a Mentalidade do NÓS.

A cultura da sustentabilidade deve, necessariamente, estar alinhada com o propósito e estratégia da organização, e juntos devem orientar a construção da Estrutura (talentos, competências, organização, sistemas e processos) da empresa. E, se bem implementada, garante que as soluções “sustentáveis e éticas” não se concentrem na conformidade, pois a definição “esperta” da conformidade do que seja “sustentável e ética” não se refere à integridade nem a ser íntegro; é uma definição diluída, desvalorizada, que essencialmente significa “obedeça às regras”. A construção da cultura de sustentabilidade mitiga ações de greenwashing, corrupção e outras “espertezas”. Como afirmou Alan Greenspan: “As regras não podem substituir o carácter”

*Nelson Kawakami é especialista em ESG, Gestão e liderança. Também é autor de Sustentabilidade Corporativa: Neste Admirável Mundo Novo… Num Pequeno Planeta


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar