Como preparar os estudantes do presente para um futuro incerto no mercado de trabalho?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Miranda

Alexandre Vitoriano, gerente pedagógico da Mind Makers, mostra como disciplinas inovadoras podem ser aliadas das escolas nesse cenário de incertezas

A escola é o lugar que nos prepara para a realização de nossos projetos de vida. É lá que aprendemos a ler e a escrever, a desvendar os mistérios dos números nas aulas de matemática, a entender como as células funcionam e, sobretudo, onde nos preparamos para o futuro do trabalho.

Nos últimos anos, porém, o cenário de empregos no mundo tem mudado e muito do que se conhece hoje não existirá mais em pouco tempo. De acordo com a pesquisa The Future of Jobs Report 2023, do Fórum Econômico Mundial, espera-se que cerca de 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados. Por isso, não se sabe quais serão as opções profissionais para quem está hoje cursando o ensino básico, o que pode gerar inseguranças nos jovens e em suas famílias.

“A escola está preparando o aluno para um futuro desconhecido pela própria escola”, afirma Alexandre Vitoriano, gerente pedagógico da Mind Makers, solução educacional do grupo Somos Educação. Mais do que tentar prever o futuro, é necessário que se formem jovens capazes de se adaptar a diferentes cenários. “Precisamos mostrar aos estudantes que o erro faz parte dos processos porque os preparam para lidar com as frustrações da vida”, explica Alexandre.

Preparar os estudantes para um futuro tão incerto requer que a escola seja um ambiente seguro onde ele possa aprender, treinar e desenvolver habilidades sociais. “É preciso focar na resolução de problemas e estimulá-los a pensar ‘fora da caixa’, além de proporcionar um espaço adequado que estimule a criatividade, o protagonismo e o autoconhecimento”, recomenda o gerente pedagógico.

Além disso, as escolas precisam estimular o desenvolvimento de competências indispensáveis para o presente e para o futuro, como capacidade de decompor problemas e identificar padrões, bem como habilidades socioemocionais importantes para a vida em sociedade. “Análise de problemas, assertividade, confiança, autoestima, liderança e persistência são algumas dessas habilidades, incentivadas por meio de dinâmicas que colocam o aluno no centro da aprendizagem”, explica Alexandre.

Disciplinas inovadoras

Diante das transformações tecnológicas, aceleradas após a pandemia, as escolas precisam estar antenadas a respeito das tendências de ensino. Alexandre pontua que inovar deixou de ser somente um diferencial e se tornou uma exigência, fazendo com que disciplinas inovadoras como Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, desenvolvidas pela Mind Makers, se tornem importantes aliadas.

Por conta de desinformação, é comum que muitas pessoas acreditem que “pensamento computacional” tem a ver com ensinar programação e “empreendedorismo criativo” a incentivar a abrirem seu próprio negócio. Porém, essa explicação não dá conta de descrever todos os inúmeros benefícios que disciplinas como essas podem gerar aos estudantes.

“Essas disciplinas inovadoras colocam o aluno como ponto focal do aprendizado, estimulando a criatividade, o trabalho em equipes”, explica Alexandre. “Elas dão oportunidade para que crianças e jovens coloquem a mão na massa’, contribuindo para a formação de pessoas criativas, conscientes de si e dos outros”, acrescenta.

Mind Makers - Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do grupo Somos Educação que busca elevar a qualidade do ensino por meio de disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, disciplinas curriculares que buscam incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos. Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundial promovida Hora do Código, da ONG Code.org.