Como elaborar um código de conduta para empresas de saúde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Porfírio

Documento é importante para alinhamento interno e prevenção de danos reputacionais à marca

O código de conduta é um conjunto de princípios éticos e valores que orientam o comportamento dos colaboradores de uma empresa em suas atividades diárias. O objetivo do documento é estabelecer padrões de comportamento alinhados com os princípios da empresa para todos os colaboradores, independente do cargo ou função que ocupem. Para empresas e operadoras de saúde, o manual é indispensável, pois pauta diretamente a qualidade e eficiência dos serviços desempenhados, além de prevenir riscos à reputação da marca.

O código de conduta pode incluir orientações sobre questões como respeito aos direitos humanos, combate à corrupção, proteção da privacidade dos dados dos beneficiários, uso responsável dos recursos da empresa, entre outras questões relevantes para a atuação da empresa. O documento é importante porque ajuda a empresa a estabelecer uma cultura organizacional baseada em valores éticos e morais, além de demonstrar seu comprometimento com a transparência e a responsabilidade social. Ao seguir o código de conduta, os colaboradores contribuem para a criação de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, o que resulta, consequentemente, em maior produtividade, satisfação e engajamento por parte dos funcionários, gerando um serviço com melhores índices de qualidade.

Além disso, o código de conduta pode ser uma ferramenta importante para a prevenção de problemas éticos e legais na empresa, já que estabelece diretrizes claras sobre comportamentos adequados e inadequados, ajudando a evitar situações de conflito ou risco para a companhia e seus colaboradores.

Passo a passo para a criação de um código de conduta eficiente:

1 - Definir os valores e princípios éticos da empresa: Antes de começar a elaborar o código, é importante que a empresa defina quais são seus valores e princípios éticos. Esses itens devem orientar o comportamento dos colaboradores em sua atuação diária. No caso da saúde, a satisfação do beneficiário deve ser um dos pilares principais.

2 - Formar um comitê responsável pela elaboração: A elaboração do código de ética e conduta deve ser conduzida por um comitê ou equipe responsável, composto por representantes de diferentes áreas da empresa. A diversidade de setores e pessoas é muito importante para a construção de um documento que atenda a realidade de todos os colaboradores.

3 - Realizar pesquisas: O comitê deve realizar pesquisas e consultar stakeholders para identificar questões éticas e de conduta que são relevantes para a empresa.

4 - Definir as normas de conduta: Com base nas informações coletadas, o comitê deve definir as normas de conduta que serão abordadas no código. Essas normas devem estar alinhadas aos valores e princípios éticos da empresa. Aqui, no caso de operadoras de saúde, é importante ressaltar a responsabilidade dos colaboradores em relação à segurança e manuseio de dados de terceiros, pois, no caso da saúde, essas informações são consideradas dados sensíveis. Em caso de vazamentos ou uso indevido, a empresa está sujeita a punições severas pela LGPD.

5 - Elaborar o código: O código deve ser escrito de forma clara e objetiva, utilizando uma linguagem acessível e fácil entendimento. O documento deve conter informações sobre o propósito do código, os valores e princípios éticos da empresa, as normas de conduta, as consequências do descumprimento do código e os canais de denúncia. Atente-se aos canais de denúncias, pois estes são instrumentos essenciais para as boas práticas de compliance de uma empresa.

6 - Divulgar o código: Após a elaboração, é importante que o código seja divulgado para todos os colaboradores de forma clara e contínua, para que conheçam as normas de conduta e possam se comprometer com a ética e a transparência da empresa.

7 - Monitorar e atualizar o código: A empresa deve monitorar a adesão dos colaboradores às normas de conduta estabelecidas no código e atualizá-lo sempre que necessário, para garantir que esteja atualizado e alinhado com os valores e princípios da empresa. Alguns eventos podem exigir atualizações regulares, como as orientações para práticas de telemedicina e home office.

O código de conduta é um importante meio de comunicação da empresa com seus colaboradores, além de fortalecer a marca frente aos seus stakeholders, como clientes, fornecedores e investidores, demonstrando uma postura séria, coesa e, reforçando assim, seu comprometimento com a responsabilidade social interna e externa.

Abracos - A Associação Brasileira de Compliance em Saúde é uma entidade sem fins lucrativos que congrega instituições do setor privado de medicina e saúde em grupo, além de empresas e profissionais independentes que exercem atividades de consultoria na área da saúde. Seu principal propósito é fomentar o desenvolvimento de projetos de compliance no segmento e promover debates de alta relevância para a categoria.