Brasil,

ChatGPT e o RH: inteligência artificial pode se tornar uma ameaça ou aliada ao setor?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Beatriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ChatGPT e o RH: inteligência artificial pode se tornar uma ameaça ou aliada ao setor?

*Por Liliane Czarny

Nos últimos meses, temos ouvido falar muito sobre o avanço de ferramentas que operam com o uso de inteligência artificial dentro da rotina de empresas, principalmente quando diz respeito ao famoso ChatGPT. Há expectativas positivas a respeito de como essa tecnologia facilitará o dia a dia, mas há também especulações sobre os riscos do excesso da IA no mercado de trabalho. Mas, e no setor de recursos humanos, o ChatGPT será um aliado ou ameaça?

De forma resumida, a inteligência artificial se assemelha com a do ser humano, que se caracteriza pela capacidade de aprender, adaptar, resolver problemas, e entender a linguagem humana. O ChatGPT é um modelo de linguagem natural que utiliza uma inteligência artificial para realizar conversas em tempo real. Ele é capaz de entender e processar uma grande quantidade de informações e pode ser utilizado em diversas áreas, incluindo o setor de RH.

Uma das principais vantagens desse tipo de tecnologia é a automatização de processos. Com o modelo, é possível obter auxílio para análise de currículos, elaborar roteiros e perguntas para entrevistas, produzir mensagens personalizadas para os candidatos e até mesmo realizar a integração de novos colaboradores ao criar conteúdos institucionais e/ou a construção da cultura organizacional, tudo de forma automática. Isso permite que os profissionais de RH possam se concentrar em tarefas mais estratégicas, como a gestão de talentos e a retenção de colaboradores.

Dito isso, é muito precipitado assegurar que a ferramenta vai “acabar com empregos do setor”. É muito mais provável que ela agilize processos e traga ganhos de eficiência na precisão de informações, que, ainda assim, deverão continuar sendo avaliadas por colaboradores. Como exemplo, o ChatGPT é capaz de processar e analisar grandes volumes de dados, quando integrado com outros sistemas, de forma rápida e precisa, facilitando analisar desempenho, a produtividade e o engajamento de forma mais eficiente. Além disso, o modelo pode ser utilizado para responder dúvidas frequentes dos funcionários, por exemplo, sobre benefícios, políticas internas e horários de trabalho -- o que pode ajudar a aumentar a satisfação do colaborador e diminuir o tempo do RH com esses atendimentos mais simples.

A ferramenta de IA vai permitir uma comunicação mais eficiente e rápida entre o colaborador e o setor de RH, principalmente para fornecer feedbacks, ajudando a melhorar seu desempenho e aumentar sua motivação. Além disso, precisamos avaliar a questão da redução de custos, pois com a automatização de processos e melhoria na eficiência, os profissionais de RH podem se concentrar em tarefas mais estratégicas, enquanto a ferramenta realiza tarefas operacionais.

Com isso, acredito que o ChatGPT e outras tecnologias de IA podem trazer diversos benefícios para o setor de Recursos Humanos e se tornar sim grandes aliadas da gestão organizacional. Sempre precisaremos do trabalho humano, isso é inquestionável, mas precisamos, também, nos adaptar aos avanços tecnológicos e nos beneficiarmos de tudo que está disponível e ainda por vir.

Liliane Czarny é sócia e CMO da Pagcorp, fintech que fornece um sistema completo de descentralização e gerenciamento de gastos corporativos integrados com cartões pré-pagos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar