Brasil,

Home office: entre as inúmeras vantagens, está a prevenção contra o coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Neide Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Empresas certificadas pela Top Employers adotaram a prática antes mesmo da pandemia

O home office ganhou força em razão do coronavírus. Em casa, as pessoas evitam que o vírus circule e a disseminação é minimizada. A prática já é bastante conhecida no Brasil. Está comprovado que o home office traz inúmeros benefícios para empregadores e funcionários.

Boa parte das empresas que têm a certificação da Top EmployersInstitute oferece aos colaboradores a possibilidade de fazer home office ao menos uma vez por mês. A Top Employers está presente em 119 países e é líder global na certificação da excelência em gestão de pessoas. O objetivo das empresas certificadas é proporcionar a melhoria da qualidade de vida. Trabalhar em casa significa menos desgaste no trânsito e no transporte público, além de mais tempo com a família. Há vantagens também para a empresa: corte de gastos e aumento da produtividade. A tendência vem crescendo.

Segundo pesquisa feita pelo Top EmployersInstitute, metade das 44 empresas brasileiras certificadas, só neste ano, já têm programas formais de home office. Olhando o histórico, é possível perceber que se trata de uma tendência: o número de companhiasque oferece o benefício mais do que triplicou nos últimos seis anos. Em 2014, apenas 14% das companhias ofereciam o benefício aos colaboradores.

Cada uma das empresas certificadas pela Top Employers tem uma experiência positiva para detalhar, no que se refere ao home office em tempos de coronavírus:

- A B3 - Bolsa de Valores investe na expansão do home office desde 2018, em modernização das ferramentas de trabalho (notebooks e acessórios) e treinamento, por exemplo.

- A Akzonobel, fabricante holandesa de tintas e revestimentos, forneceu equipamentos e guias para que o home office seja produtivo. Os gerentes monitoram diariamente os funcionários. O RH realiza seminários online e reuniões virtuais com todos os líderes de pessoas. O Programa de Assistência ao Empregado oferece suporte financeiro, jurídico e psicossocial.

- Pepsico - o home office alcança todos os níveis da empresa. O treinamento online fala sobre ergonomia, como ser produtivo e como controlar a jornada, entre outros pontos. A empresa prioriza temas importantes, que dão suporte aos funcionários, para que eles possam enfrentar a pandemia: como liderar em tempos turbulentos, por exemplo, e dá dicas produtivas. A empresa oferece também aulas de inglês por 30 dias, gratuitamente.

- Deloitte - A companhia leva em conta a ergonomia, para que o funcionário encontre o melhor lugar em casa para trabalhar; confidencialidade e tarefas e gerenciamento de equipe - os colaboradores recebem as melhores práticas e ferramentas. O CEO envia mensagens falando sobre sua experiência pessoal de confinamento. A saúde mental, durante a pandemia, é priorizada.

- Roche - A comunicação com os colaboradores é constante. A prática do home office foi intensificada em razão da pandemia. A empresa criou uma linha direta, que dá suporte aos funcionários e organiza cafés virtuais para que todos, mesmo distantes, possam tomar um café com colegas de todo o Brasil.

- SAP - Todos os trabalhadores da companhia estão em casa. Por isso, a empresa fornece cursos e-learning e lançou um guia com dicas para funcionários e gerentes. Foi criada a Plataforma Vittude, uma grande rede de psicólogos, de diferentes abordagens e locais

Sobre a Top Employers - Com sede em Amsterdã, na Holanda, o Top EmployersInstitute, fundado em 1991, atua em 119 países, incluindo o Brasil desde 2011. Reconhecida como autoridade global em melhores práticas de RH, o Instituto reconhece e certifica globalmente a excelência nas práticas de RH que as empresas criam para seus colaboradores.

A certificação é fruto de um processo de pesquisa que dura, em média, seis meses e analisa mais de 600 práticas de gestão de pessoas. Ao todo, são avaliados 10 fatores, entre os quais: Gestão de Desempenho, Cultura, Planejamento da Força de Trabalho, Carreira e Sucessão, Compensação e Benefícios e Desenvolvimento da Liderança, o que permite criar um Raio X da atuação do setor de RH em todo o mundo.

Em 2020 foram certificadas as seguintes empresas: Arcos Dorados (McDonald´s); Atento Brasil; AkzoNobel; Allied Technology; Alcon; Amil (United Health Group); B3 S.A - Brasil, Bolsa e Balcão; Banco Bradesco; Banco do Brasil; Baxter; Boehringer Ingelheim do Brasil; Chiesi; Cognizant; Corbion; CPFL Energia; Deloitte; Dentsu Aegis; DHL Express Brazil; DHL Global Forwarding Brazil; DHL Supply Chain; Dimension Data (NTT); Enel; Everis Brasil; Grupo Marista; Huawei; JTI Brasil; Naturgy; Novartis; Orange Business Services; Philip Morris Brasil; Pepsico; Roche Diabetes Care Brasil; Saint-Gobain; Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica; Sanofi; SAP; SAS Institute Brasil; Secretaria de Fazenda de Minas Gerais; Signify; Sonepar; Souza Cruz; Takeda, Tata Consultancy Services e Volkswagen do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar