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Coronavírus: como dar continuidade aos processos de recrutamento de forma remota

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*Carolina Utimura, COO da Eureca - consultoria especializada em conectar jovens com o mercado de trabalho

As medidas preventivas recentemente anunciadas de distanciamento social para conter a transmissão do coronavírus no Brasil estão impactando diretamente a cultura organizacional das empresas e seus processos de recrutamento. A solução mais óbvia para manter o cuidado com os colaboradores e candidatos às vagas é adotar o escritório virtual, com a utilização de diversas tecnologias disponíveis atualmente que possibilitam realizar atividades remotamente, como por exemplo, as conferências e ligações por vídeo.

No entanto, ainda mais no momento atual, a humanização também é um fator chave para para que a área de Recursos Humanos continue impactando as empresas com mais produtividade, diversidade, inclusão e confiança nos colaboradores em suas culturas organizacionais.

Por isso, antes de adaptar os processos de Recrutamento e Seleção ao novo cenário de trabalho remoto, alguns aspectos importantes devem ser considerados para promover uma seleção mais inclusiva:

Acessibilidade à internet: antes de convocar o candidato para a entrevista virtual, certifique-se de que ele tem acesso a uma boa conexão de internet e às ferramentas digitais necessárias. E avalie se é possível fazer o processo por telefone, pois, assim, será possível incluir pessoas sem acesso à internet, como por exemplo, moradores de regiões periféricas, rurais ou que utilizam a estrutura da faculdade (muitas estão cancelando as aulas por conta da pandemia).

Pessoas com deficiência: aqui, além de seguir a dica anterior, também é importante mapear possíveis dificuldades que os candidatos com deficiência podem ter nas fases do processo e recursos que podem ser utilizados para cada necessidade (audiodescrição, tradução para libras, vídeos adaptados etc).

Experiência do candidato: fazendo um paralelo com o conceito de experiência do usuário, o recrutamento também é um ponto de contato entre o público externo e a sua marca empregadora. Por isso, para que o candidato à uma vaga oferecida tenha uma boa interação com a sua marca, é importante passar informações claras sobre horários, ferramentas, necessidades de conexão e materiais necessários para a realização do processo. Até avisá-lo sobre detalhes, como trazer sua própria água ou que ele poderá fazer pausas para ir ao banheiro, ou pedir para que ele cheque seu microfone e câmera, são alguns detalhes que podem ajudar a preparar os entrevistadores e gestores para as diferenças que o momento online proporciona;

Representatividade: em dinâmicas de grupo online, considere a divisão mais representativa de candidatos, especialmente de gênero e etnia/raça. Isso pode ajudar os candidatos de grupos vulneráveis sentirem-se mais confortáveis durante o processo seletivo e com uma boa perspectiva de pertencimento no ambiente de trabalho.

Candidatos introvertidos: mapear o perfil de todos os candidatos antes da entrevista pode ajudar na condução de processos online com pessoas que têm mais dificuldade de entrar nas conversas. Isso pode ficar ainda mais acentuado durante as entrevistas virtuais, já que, muitas vezes, o candidato tende a deixar o microfone mutado para não atrapalhar. E como em muitas posições, ser super extrovertido não é requisito de sucesso, alguns candidatos podem ter ainda mais dificuldade de se projetar.

Otimize as ferramentas digitais: pesquise e conheça melhor as ferramentas existentes atualmente e que possibilitam a realização de processos seletivos online, como aplicativos de videoconferência e salas simultâneas. Na Eureca, temos uma plataforma própria para realizar a seleção online dos candidatos, que permite realizar os processos com eficiência e atender candidatos online, realizar seleção às cegas e incluir trilhas de educação.

Aproveite esse momento de desafio como uma nova oportunidade para pensar e debater com sua equipe sobre o trabalho remoto. Isso ajudará a sua empresa a identificar mais pontos importantes para realizar um processo justo, eficiente, sem que as adaptações atuais desfavoreçam aqueles com mais dificuldades de ingressar ao mercado de trabalho.

Sobre a Eureca

A Eureca é uma empresa #Jovemcentrica, que busca conectar organizações com as novas gerações. Criada em 2011, a empresa se especializou no comportamento dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de novos talentos para empresas; criação de soluções de mercado com foco em jovens; e, também, com programas de desenvolvimento customizados para jovens profissionais. A Eureca aposta no jovem como chave para transformação da sociedade e organizações, colaborando para criar ambientes mais justos, diversos e de alta performance.


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