Fintechs, grandes aliadas do pequeno empreendedor
- Por Alexandre Góes*
Empreender no Brasil nunca foi fácil. Além da alta carga tributária, a dificuldade para obter crédito sempre foi uma pedra no sapato dos pequenos e médios empresários. Porém, aos poucos, esse cenário parece estar mudando: de acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em 2017, os pedidos de falência caíram 18,2% no país, em comparação ao ano anterior.
Mas por que será que esse panorama vem mudando? Claro que esse não é o motivo, porém tenho certeza de que as fintechs têm um grande peso. Com foco em inovação e tecnologia, essas novas empresas viram a oportunidade de preencher uma grande lacuna deixada pelos bancos tradicionais: a da praticidade. De maneira ágil, digital e on-line, as fintechs desburocratizaram o mundo financeiro e, aos poucos, se tornaram fortes aliadas dos empreendedores nacionais.
A demanda por crédito é tão grande por aqui que o Brasil já é 8º do mundo e 1º da América Latina em volume de investimento em fintechs. Segundo o último relatório divulgado pelo Radar FintechLab, em novembro, o país já conta com 332 companhias desse tipo, das quais 17% se dedicam a ofertar crédito no mercado. Para se ter uma ideia do horizonte que está à nossa frente, as fintechs devem movimentar US$ 6 bilhões ao redor do mundo, em 2018.
Quem comanda um pequeno comércio, por exemplo, não tem tempo de ir ao banco em horário comercial, esperar horas na fila, reunir toda sua documentação para, depois de ser atendido, ter que esperar uma aprovação de crédito que pode demorar semanas ou meses. Enquanto os bancos recuam e dificultam a oferta de crédito para as empresas neste momento de recuperação econômica, as fintechs caminham na direção oposta, ao injetarem mais dinheiro no mercado e, consequentemente, fomentarem o desenvolvimento do país.
* Alexandre Góes é diretor de meios de pagamento da TrustHub, fintech brasileira lançada em novembro que oferece antecipação de recebíveis em até duas horas
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- As fintechs estão diversificando os serviços – só haverá vantagem com isso
- TransUnion destaca inovações para empresas compreenderem melhor o cenário e o comportamento de seus clientes
- Fintech Conference reúne especialistas do setor mais poderoso das startups
- O que esperar das fintechs daqui para frente?
- Fintech oferece solução para entrave no setor de transportes de cargas
- Como o crescimento de Micro e Pequenas Empresas está diretamente relacionado a Fintechs
- Empréstimo: fintech ou banco tradicional?
- Fintechs e empresas tradicionais: o futuro da tecnologia financeira
- Protagonismo financeiro feminino impulsiona surgimento de fintechs de impacto social
- Fintechs e insurtechs não são ameaça para instituições financeiras e seguradoras tradicionais
- Distrito Fintech será inaugurada hoje
- Procura por crédito para PMEs em fintech aumenta 17,5 vezes em 2018
Adicionar comentário