Fintechs e insurtechs não são ameaça para instituições financeiras e seguradoras tradicionais
Estudo do Financial Stability Board aponta as gigantes de tecnologia (bigtechs) como as maiores ameaças
Estudo divulgado recentemente pelo Financial Stability Board (FSB) - entidade vinculada ao G-20 que preza pela integridade do sistema financeiro mundial - conclui que as intechs e insurtechs (startups das área de finanças e seguros) não representam uma grande ameaça à estabilidade de bancos, seguradoras e gestores de recursos.
De acordo com o documento, até o momento, a relação entre instituições financeiras e seguradoras tradicionais e essas empresas de tecnologia parece ser amplamente complementar e cooperativa. Uma notável exceção, segundo os autores, relaciona-se ao mercado de pagamentos e de crédito, onde as fintechs devem começar a pressionar os resultados das companhias estabelecidas.
Se, por um lado, as fintechs e insurtechs não apresentam uma ameaça imediata, o vislumbre de que grandes empresas de tecnologia entrem no mercado financeiro tem causado preocupação em executivos do setor segurador no mundo inteiro. As bigtechs, como ficaram conhecidas, são empresas gigantes que atuam como operadoras de dados (das mais diferentes formas) e que estariam se preparando para entrar no mercado bancário e de seguros.
O principal risco apontado pelo FSB é de que essas gigantes concentrem mercados em função de vantagens competitivas excessivas, visto que, normalmente, são empresas muito bem capitalizadas, com monopólio de informações essenciais que, por exemplo, permitiriam o desenvolvimento de modelos de gestão de riscos individualizados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- As fintechs estão diversificando os serviços – só haverá vantagem com isso
- As insurtechs e os corretores
- Evento do Sincor-SP aproxima corretores de seguros de insurtechs
- Evento do Sincor-SP aproxima corretores de seguros de insurtechs
- Programa de inovação do IRB prorroga inscrições
- Abertas inscrições para segunda turma do Insurtech Innovation Program
- Em ascensão, insurtechs se preparam para nova fase
- Cliente Agente leva Dotz para dentro das Corretoras de Seguros
- Mercado vive o estágio de reinvenção digital
- 88i é a vencedora de desafio de evento de tecnologia e inovação
- 88i participa de evento
- Aplicativo realiza inspeção veicular em tempo real
Adicionar comentário