Como o Brasil se está a tornar um centro para inovações em blockchain e criptomoedas na América Latina

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Foto de Ewan Kennedy na Unsplash Foto de Ewan Kennedy na Unsplash

O crescente sucesso da Cripto nos mercados emergentes não é uma surpresa. Normalmente, a utilização de criptomoedas prospera em países com um histórico de instabilidade financeira ou onde o acesso a produtos bancários tradicionais é limitado. O actual fenómeno global de aumento da inflação e desvalorização das moedas fiduciárias está a criar uma combinação potente, tornando a criptografia uma alternativa atractiva para aqueles que procuram proteger e desenvolver os seus activos financeiros.

O Brasil enfrenta alguns destes desafios – está a sofrer com a inflação e a desvalorização da moeda e tem historicamente registado transacções financeiras dispendiosas e sistemas financeiros burocráticos – mas é também um mercado com a sua própria assinatura. Muitos utilizadores estão a investir e a negociar em exchanges de criptomoedas, em vez de simplesmente utilizarem criptomoedas para evitar cobranças elevadas e enfrentar a instabilidade financeira.

Principais fatores por detrás do boom de criptomoedas no Brasil

Há uma série de razões para o aumento do uso da criptografia no Brasil. Notavelmente, o país tem elevados níveis de literacia em “finanças digitais”, com o governo a promover os pagamentos digitais. Embora não seja criptografia, estabeleceu bases úteis. Em outubro de 2020, o banco central lançou o Pix, um sistema de pagamentos de retalho gratuito e em tempo real. Em novembro de 2021, aproximadamente 50% da população utilizava-o e representava mais de 70% do total das transações.

Por sua vez, isto lançou as bases para uma maior adesão às fintech e, em dezembro de 2021, o Mercado Libre, a maior empresa de comércio eletrónico da região em valor de mercado, começou a permitir que os seus utilizadores brasileiros utilizassem criptomoedas.

Como resultado da confiança dos brasileiros no “dinheiro digital”, os utilizadores estão a demonstrar uma vontade muito maior de experimentar criptomoedas para comprar, negociar e poupar. Curiosamente, os dados do Brasil mostram que os indivíduos utilizam diferentes criptomoedas para fins específicos, mostrando profundidade nas transações e confiança nos produtos.

A onda de fintechs e exchanges de criptomoedas no Brasil

Embora bolsas globais como a Coinbase e a Binance estejam presentes no Brasil, as bolsas regionais estão a assumir a liderança. O Mercado Bitcoin é a maior exchange de criptomoedas do Brasil. Fundada em 2014, tem mais de 5 milhões de utilizadores e arrecadou 250 milhões de dólares numa ronda de financiamento da Série B em 2021. O seu principal concorrente é a exchange de criptomoedas com sede no México, Bitso.

A Bitso anunciou em julho de 2023 que atingiu 1 milhão de utilizadores no Brasil um ano após o seu lançamento. Mais uma vez, atingiu o seu objetivo mais rapidamente do que o previsto e viu os volumes de transações aumentarem 66% entre junho de 2021 e maio de 2022.

Conhece aquele ditado "Somos aquilo que atraímos"? Aqui acontece o mesmo - interesse gera interesse de outros players. Conhece a Picpay? Esta fintech brasileira já anunciou que quer lançar em breve uma exchange de cripto e uma stablecoin brasileira associada ao real com o objetivo de permitir aos utilizadores comprar e vender criptomoedas com moedas fiduciárias e fornecer criptografia para negociação de criptomoedas.

O governo do Brasil está aberto à tokenização

A regulamentação das criptomoedas entrou em vigor em julho de 2023. Como parte disto, o banco central é agora o principal supervisor do setor de criptomoedas do país e, como tal, irá monitorizar e regular todos os fornecedores de ativos virtuais. A legislação foi concebida para prevenir fraudes relacionadas com criptomoedas e espera-se que uma regulamentação mais forte ajude a recuperar a confiança nesta classe de ativos, mesmo que isso signifique que as fintechs enfrentarão custos de conformidade mais elevados.

Por sua vez, prevê-se que isto possa levar a uma maior penetração no mercado num país onde a utilização de criptografia já é elevada e está em fase de maturação. De acordo com a legislação, empresas como as bolsas do setor exigirão uma licença como ‘prestador de serviços virtuais’. A fraude que envolve bens virtuais também acarreta uma pena de prisão de dois a seis anos.

Pagar uma rodada de cervejas ou uma aposta online?

Hoje em dia no Brasil, sob a supervisão do banco central, é possível pagar muitas coisas online (ou não) com criptomoedas. E é certo que é muito seguro. Se usar o Stake bonus de boas vindas e depois, se for bem sucedido, vai precisar de fazer um saque. Esse saque já pode ser feito para a sua wallet de forma completamente segura e anónima. Se, por outro lado, quiser fazer um depósito e pagar uma aposta online com criptomoedas, também o pode fazer de forma totalmente segura.

Se quiser pagar uma rodada de cervejas aos seus amigos, ou uma ida ao cinema, isso no Brasil já é possível e algo que ainda não acontece em muitos dos outros países. O Brasil está a tornar-se um hub tecnológico para blockchain e cripto e isso pode trazer coisas muito boas para o país. É esperar para ver.