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Bem-vindo, Verão! Descubra estratégias eficazes para impulsionar as vendas no seu e-commerce

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Bem-vindo, Verão! Descubra estratégias eficazes para impulsionar as vendas no seu e-commerce

Crédito: Freepik

Experiência de compra positiva e personalização podem ajudar a consolidar relacionamento do consumidor com as empresas no ambiente digital

Com o comércio cada vez mais competitivo, é fundamental que as marcas fiquem atentas às mudanças no comportamento dos consumidores, especialmente em períodos estratégicos, como as datas sazonais de fim de ano ou a chegada de novas estações. O início do verão, neste mês, é um exemplo, sendo um período que impacta diretamente os hábitos dos consumidores. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 66% das pessoas afirmam gastar mais dinheiro durante o calor, o que reflete a maior demanda por produtos e serviços, como itens de lazer, moda, alimentação e cuidados pessoais.

Neste cenário, o e-commerce se destaca como uma das principais alternativas para as marcas atenderem às novas demandas dos clientes, além disso, tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente em períodos de alta demanda. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), até o fim do ano, o segmento deve movimentar cerca de R$ 205,11 bilhões, consolidando-se como um dos principais pilares da economia digital no Brasil.

Para Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, as lojas precisam observar atentamente os hábitos de consumo de seus clientes no ambiente digital.

"Além de oferecer um produto de excelência, é claro, os lojistas devem avaliar o que mais impacta seus consumidores online e utilizar essas informações estrategicamente. Por isso, algumas práticas aplicadas às lojas virtuais podem servir", explica a executiva.

Pensando nisso, Daniela Torres separou algumas dicas simples que podem ajudar na jornada de compra dos clientes, confira:

Experiência do cliente

Tudo que envolve a jornada de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, deve ser considerado como um ponto de melhoria constante. Cumprir o prazo de entrega, entregar embalagens apresentáveis, apresentar uma loja virtual intuitiva, promover check-out sem atritos e disponibilizar tecnologias de logística reversa são fatores capazes de conquistar e fidelizar a clientela.

“A experiência de compra faz toda a diferença. No e-commerce, pode aumentar e muito as chances de o cliente voltar a comprar na mesma empresa no futuro”, explica Daniela.

Plataformas digitais

A presença de uma loja online nas mídias sociais é inevitável e faz parte do planejamento para atingir o público-alvo desejado. No entanto, é preciso utilizar as plataformas digitais de maneira estratégica, entregando conteúdos da empresa para a audiência certa, priorizando a interatividade e linguagem correta conforme o cliente que se deseja conquistar. A longo prazo, o uso da Inteligência Artificial com o tráfego pago também pode contribuir para otimizar o alcance e a análise dos usuários.

“Estar atento às tendências nas plataformas digitais é muito pertinente para o comércio eletrônico, fomentando o bom posicionamento da marca na internet. Por isso, investir na produção de conteúdo, identidade visual e mídia paga é um passo sagaz”, comenta Daniela.

Promoções

Um velho hábito conhecido pelo varejo para atrair os clientes é a oferta de promoções, brindes e cupons de desconto. Apesar de comum, é possível investir na proposta de maneira criativa e inovadora, como promoções para famílias e combos de presente.

“Esse é o momento ideal para trabalhar na base de clientes da empresa. Por exemplo, uma campanha de recompra através de e-mail marketing pode atrair a clientela para o negócio, sem custos de anúncios”, pontua Daniela.

Kits personalizados

A ideia de presentear alguém com algo único também pode atrair novos clientes em busca de personalização. Por isso, montar kits de acordo com o perfil do consumidor é uma opção viável para pequenas e médias empresas, pois estreita o relacionamento entre marca e cliente.

“A personalização agrega valor ao produto, aumenta o ticket médio das vendas e ainda melhora a satisfação da pessoa presenteada, que irá receber um produto que tenha match perfeito com sua personalidade”, conclui Daniela.

Sobre a Simples Inovação

A Simples Inovação é uma empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Fundada em 2013, por Hawan Moraes, indicado na edição da Forbes Under 30 de 2022, a empresa é certificada e reconhecida pelas principais plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo como Shopify Expert e Vtex Partner. Ao todo, conta com mais de 2 mil clientes, como Fluminense, Arno, Everlast, Fiber, Disney, entre outros. A Simples Inovação também possui atuação internacional na Europa, Dubai e Estados Unidos.


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