Paris 2024: Brasil é quinto país com maior percentual de mulheres na Olimpíada

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Marinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Paris 2024: Brasil é quinto país com maior percentual de mulheres na Olimpíada

Na edição dos Jogos marcada pelo protagonismo de atletas mulheres como Rayssa Leal e Rebeca Andrade, o Brasil desponta como o quinto país com a maior presença feminina em Paris. O levantamento do Somos Fanáticos apurou a proporção de homens e mulheres de 205 delegações diferentes e descobriu que o time brasileiro na capital francesa faz parte de um seleto grupo: apenas 7% de todas as delegações presentes na Olimpíada possuem 100 ou mais atletas inscritos nos Jogos e um percentual de mulheres igual ou maior do que a de homens.

Os países com maior presença feminina em Paris 2024

Para a listagem dos 10 países com maior presença feminina em Paris, foram consideradas apenas as grandes delegações, compostas por 100 competidores ou mais. São 34 países diferentes com times na casa dos três dígitos competindo por medalhas olímpicas. Entre eles, o Brasil figura em quinto lugar, atrás apenas de China, Canadá, Holanda e México.

1 - China - 66,2% de mulheres
2 - Canadá - 61,2% de mulheres
3 - Holanda - 59,6% de mulheres
4 - México - 57,9% de mulheres
5 - Brasil - 55,8% de mulheres
6 - Austrália - 55,4% de mulheres
7 - Dinamarca - 54% de mulheres
8 - Polônia - 53,8% de mulheres
9 - Reino Unido - 53,2% de mulheres
10 - Coreia do Sul - 53,1% de mulheres

Os países com menor presença feminina em Paris 2024

Por outro lado, os países em que a presença feminina é menor se destacam pela quantidade realmente pequena de atletas mulheres nos Jogos Olímpicos. A Argentina é o país em que a proporção entre homens e mulheres pesa mais a favor dos atletas masculinos. São 33 mulheres representando o país vizinho, contra 103 homens.

1 - Argentina - 24,2% de mulheres
2 - Egito - 34,4% de mulheres
3 - Sérvia - 38,3% de mulheres
4 - Grécia - 41% de mulheres
5 - Chéquia - 44,1% de mulheres

Expectativa de mais medalhas para mulheres pela primeira vez nos Jogos

É a primeira vez na história que as mulheres superam os homens em número de participantes dentro da delegação brasileira. Maior em quantidade, existe também a expectativa de as modalidades femininas renderem mais medalhas para o esporte olímpico brasileiro, o que também seria um feito inédito.

Para se ter uma ideia, a primeira medalha de uma atleta brasileira nos Jogos aconteceu apenas em 1996, em Atlanta, quando as seleções femininas de basquete e de vôlei subiram ao pódio, assim como as duplas de vôlei de praia Jaqueline e Sandra, e Adriana e Mônica.

No geral, sem contar com as medalhas conquistadas em Paris, são 37 medalhas conquistadas por mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos. O número representa 24,6% de todas as medalhas conquistadas pelo Brasil até os Jogos de Tóquio.

Sobre o Somos Fanáticos

"Paixão inabalável". Com este lema, nasceu o Somos Fanáticos, uma grande comunidade que traz, sobretudo, a visão das torcidas do Brasil e do mundo sobre o futebol de todos os cantos, idiomas e nacionalidades. Rico em informações, análises, opiniões e expert em captar a pluralidade de pensamento das torcidas, o site vem se especializando na cobertura dos maiores clubes e jogadores do futebol internacional, sem perder de vista o que acontece em solo brasileiro.

O proprietário do Somos Fanáticos é a empresa Better Collective. A Better Collective é um grupo global de mídia de apostas esportivas que fornece plataformas que capacitam e aprimoram a experiência de apostas para fãs de esportes e iGamers.