Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise Freire
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Cinco dicas que facilitam a escolha de vegetais na feira e no mercado

Profissional da área de nutrição dá dicas sobre como selecionar frutas e legumes e evitar o desperdício em casa

Fazer boas escolhas de frutas e legumes é uma habilidade essencial para ter agilidade na hora das compras, garantir uma alimentação saudável e minimizar o desperdício de alimentos. No Brasil, segundo dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos disponíveis são desperdiçados anualmente, e uma parte significativa desse desperdício ocorre já dentro dos lares.

Com práticas simples, é possível não apenas evitar o desperdício, mas também escolher produtos frescos, saborosos e de qualidade para a sua mesa. Hidelneide Bento, profissional da área de nutrição da rede AmorSaúde, maior rede de clínicas médico-odontológicas do Brasil, compartilha dicas valiosas sobre como selecionar frutas e legumes de forma simples.

1. A importância de avaliar um conjunto de características

Embora a aparência dos alimentos seja um bom indicativo inicial de qualidade, Hidelneide enfatiza que é essencial tocar e cheirar os produtos para garantir que estão frescos e em bom estado. “Para avaliar a qualidade de frutas e legumes apenas é necessário observar a cor, consistência, aspecto e, claro, tocar, sentir e cheirar”, afirma a nutricionista. Isso não significa apertar o alimento de forma que possa estragá-lo. Basta certificar-se de que ele está firme e com aroma agradável.

2. Evite alimentos danificados

É comum encontrar consumidores que perfuram ou quebram pontas de legumes para testar a qualidade. Contudo, essa prática pode danificar o alimento, expondo-o à contaminação por fungos e bactérias. "Evite optar por alimentos cortados, furados ou descascados, pois há maior risco de contaminação," aconselha Hidelneide. Sempre escolha produtos inteiros e menores, que tendem a estragar menos.

3. Sinais visuais de alerta

Manchas, descoloração e textura alterada são sinais claros de que o alimento pode estar comprometido. Frutas muito amareladas ou com casca que apresenta odor diferente podem já estar estragadas. A cor e a aparência são fundamentais na escolha de alimentos frescos, pois refletem sua qualidade e estado de conservação.

4. O tamanho ideal

Na escolha de frutas e legumes, tamanho importa. Produtos menores estragam com menos facilidade e amadurecem de maneira mais uniforme. "Prefira os menores, pois os maiores podem ter partes maduras e outras já estragadas, o que aumenta o risco de contaminação," explica Hidelneide.

5. Atenção às Frutas Verdes

Muitas pessoas compram frutas verdes na esperança de que amadureçam em casa. No entanto, isso pode ser arriscado, já que alguns alimentos podem não amadurecer adequadamente e acabar apodrecendo. "Sempre opte por frutas que já estejam maduras, observando textura, cor e consistência," recomenda a nutricionista.

Uma seleção de dicas extras para frutas e legumes

Para facilitar ainda mais a escolha no supermercado, Hidelneide Bento oferece algumas dicas práticas para selecionar alguns dos principais produtos consumidos no Brasil:

Frutas

Abacaxi: Aroma doce e estrutura firme são indicativos de um bom abacaxi. Se as folhas da coroa saírem facilmente, está maduro.
Banana: Manchas marrons indicam que estão no ponto certo para consumo ou para uso em receitas.
Laranja: Prefira as de casca brilhante e lisa, que sejam pesadas para seu tamanho.
Mamão: Escolha os pesados, com casca lisa e sem rachaduras.
Melancia: A mancha amarela na casca indica que está madura. Deve ser firme e pesada.

Legumes

Tomate: Opte por tomates firmes, lisos e sem manchas.
Cenoura: As folhas devem ser verdes e as raízes firmes, sem mofo.
Abobrinha: Prefira as menores, firmes e sem rachaduras.
Beterraba: Escolha as de casca lisa, sem rachaduras e de cor intensa.
Pepino: A casca deve ser brilhante e sem rugas, com cor viva.

Ao seguir essas orientações, será mais fácil optar por alimentos frescos e saborosos, com benefícios à saúde, ao bolso e ao meio ambiente.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar