Materiais naturais ancestrais inspiram ambientes da Trees Arquitetura na CASACOR São Paulo 2024
Com 109 m², living e cozinha integrados são pontos centrais do projeto CASAVIVA, assinado pelo escritório Trees Arquitetura |Foto: Ricardo Abreu
Proporcionar uma arquitetura que transmita o conforto de uma casa e que, ao mesmo tempo, se alinhe com os ambientes comerciais que também estão presentes em nossa vida cotidiana: essa foi a missão cumprida à risca e que norteou a nova criação dos arquitetos Eloy e Felipe Fichberg, à frente do escritório Trees Arquitetura, em sua segunda participação consecutiva na CASACOR São Paulo.
Intitulado CASAVIVA, o espaço de 109 m² revela a leveza que os profissionais, que são pai e filho, reuniram na concepção de um ambiente familiar com um ambiente formal, criando um hall de entrada, cozinha e sala de estar combinadas com a área de atendimento e a sala VIP do grupo AVIVA, dono do Rio Quente Resorts, em Goiás. Estes, por sua vez, têm o intuito de lançar seu novo projeto “In Casa” nesta edição, que é um negócio de “time sharing”.
Mantendo a estrutura original (e tombada pelo CONDEPHAT) do Conjunto Nacional, elementos como pilares em concreto da obra emprestam o formato curvo e originam a sutil divisão dos espaços que denotam as referências que dialogam com a temática da CASACOR edição 2024, com o tema "De presente, o agora."
“Fomos inspirados a mergulhar na história da arquitetura brasileira por meio da seleção de materiais naturais usados por nossos antepassados e que, até hoje, se fazem tão presentes”, analisa Eloy Fichberg. “Além da funcionalidade, é interessante pensar no resgate desses elementos como uma ressignificação nos projetos e na forma como se integram com a essência humana”, analisa Felipe.
Assim, a CASAVIVA exala a integração entre os espaços e o conforto de uma casa que através da sincronia de materiais como o barro dos vasos cerâmicos decorativos ou mesmo naqueles com vegetações, as cores ligadas à terra, as pedras, a palha, e diversas peças decorativas, trazem conforto e calor ao ambiente.
Logo na entrada, no hall, já se vê um lindo e impactante painel de madeira feito pela designer Ana Paula Castro, denominado "Fio", que usa a madeira sustentável da Cerejeira. O painel recebe o visitante com toda a naturalidade que o espaço oferece, mas entregando um certo ar de mistério sobre aquilo que vem a seguir, conforme projetado pela dupla.
Ao lado, e já tendo passado pelo hall de entrada, se vê a cozinha aberta com um tampo de trabalho em mármore Itaúnas polido, e acima dele, uma marcenaria com armários em MDF Duratex Pau Ferro, que acolhem as demandas de uma casa moderna. Os nichos e prateleiras são preenchidos com objetos elegantes de uma seleção exclusiva, e os gabinetes, abaixo do tampo, servem para guardar utensílios culinários.
No hall de entrada, o surpreendente painel de madeira feito pela designer Ana Paula Castro, denominado "Fio", é feito de cerejeira. Projeto da Trees Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2024 | Foto: Ricardo Abreu
O tampo gourmet, de mármore Itaúnas flameado, atua como bancada de refeições rápidas e poderia ser facilmente o ponto de encontro para o cafezinho da manhã ou da tarde, servido com o doce de leite goiano, ou ainda servir como de apoio para bebidas e petiscos quando os amigos e a família estiverem juntos para refeições.
Na sala de estar, para os momentos de aconchego, reflexão e tranquilidade, vê-se a deslumbrante tela de Siron Franco, renomado artista goiano, emoldurada por um painel em MDF Duratex de Pau Ferro que é "fechado" por biombos, também em Pau Ferro, que lembram muxarabis e limitam o ambiente, que é completado pela vegetação instalada em vasos, que emoldurados por um pequeno pergolado completam a cena.
Aberta para a sala, a cozinha apresenta bancada alta de mármore Itaúnas com acabamento flameado e, ao fundo, o mármore recebeu acabamento polido. A marcenaria reúne armários de MDF Duratex Pau Ferro | Projeto da Trees Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2024 | Foto: Ricardo Abreu
Ainda no espaço do generoso living, a vibração cultural e ancestral pode ser percebida tanto pelo tapete de sisal como pelo trio de mesas acolhido por ele, que são pufes de centro revestidos de kilim, ambos feitos pela By Kamy, remontando à tradição dos tapetes de estilo persa, confeccionados manualmente há séculos.
Completando a composição do living acolhedor, ainda se pode ver trabalhos autorais e multifacetado do artista e designer goiano Marcus Camargo no abajur de barro da coleção Rio Vermelho, e nos bules dispostos na estante que separa o living da primeira área de atendimento.
O espaço de atendimento é valorizado pela parede de pedra diamantina, na cor bege, com um painel do fotógrafo Jesley Oliveira. Ele retrata exatamente o que é o Rio Quente Resorts, com uma fotografia do local especialmente feita para a mostra. Projeto da Trees Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2024 | Foto: Ricardo Abreu
Vale lembrar que além de estar em todos os itens já mencionados, a lembrança ao Rio Quente Resorts está também nas esculturas feitas em bronze por Sonia Menna Barreto: o "Nadador no Trampolim" e a "Sustentável leveza do ser".
Como elemento de separação, mas totalmente inserida no ambiente, a estante em Pau Ferro, uma releitura da designer Charlotte Perriand, tem nichos e vãos assimétricos que dividem com leveza os ambientes sem segregá-los, entregando uma atmosfera mais íntima na área de atendimento. O espaço conta com mesas para quatro pessoas e uma espetacular parede de pedra diamantina na cor bege com um painel grandioso do fotógrafo Jesley Oliveira, que retrata exatamente o que é o Rio Quente Resorts, com uma fotografia do local especialmente feita para a mostra.
Partindo para o viés comercial, as cores e texturas acolhedoras garantem a sensação de aconchego e a circulação planejada para estimular ao visitante entrar e viver cada detalhe do espaço. Já os biombos que dividem a sala de estar da sala VIP permanecem abertos quando não estão usando a sala, porém, quando fechados, dão toda a intimidade necessária para que as pessoas possam conversar de maneira reservada e com tranquilidade.
As salas tão intimistas que constituem a sala VIP, que também levam a cor “Sombra de Cedro”, da Coral, são divididas por uma cortina de veludo que transforma uma sala em duas, de forma que dois grupos de pessoas poderão conversar simultaneamente no mesmo lugar. O toque final nesta sala são os quadros de Marcelo Solá, artista goiano em grande evidência nos dias atuais e que tem um olhar único com relação ao cotidiano, as cidades e a arquitetura.
O uso de madeira de reflorestamento nos móveis, lâmpadas de LED que não geram calor, climatização sem ar-condicionado e o drywall garantem a sustentabilidade do projeto. Os materiais orgânicos, igualmente essenciais na CASAVIVA, são representados por especiarias como a pimenta, o sal grosso, os tapetes em sisal ou ainda as luminárias “Caraíva” e “Trancoso” em palha, de Mariana Amaral, ou os pendentes “Pêndulo”, de Ana Neute, em freijó e vidro, que dão ainda mais sentido ao tema.
As madeiras nos painéis, na marcenaria e na cadeira "Ninho", de Tunico Lages, artista raiz do centro de Goiás que usa madeiras mortas ou árvores condenadas para seus trabalhos, enriquecem o ambiente.
As pedras dos tampos e o piso de granilite “flakes” da Ceusa finalizam a atmosfera de ancestralidade que nos precede no uso e manuseio das pedras. Todos esses materiais se complementam na proposta de respeitar o meio-ambiente. “O emprego dessas matérias-primas remonta aos primórdios da civilização humana, quando nossos antepassados usavam pedra em ferramentas, barro para construção de abrigos e para fazer utensílios, além da madeira para uso diário ou utensílios como lanças para a caça. Provenientes da natureza, esses elementos-base nos ligam com o ambiente natural de uma forma mais profunda e nos faz apreciar a beleza e a complexidade da vida", explica Eloy.
Para Felipe, a habilidade de trabalhar com esses insumos carrega não apenas habilidades técnicas, mas também histórias, mitos e tradições culturais. "O artesanato reflete a identidade cultural de um povo e é um meio poderoso de preservar e transmitir o conhecimento ancestral. Ao contrário de muitos materiais modernos, como plástico e concreto, que são prejudiciais ao meio ambiente, eles são renováveis e biodegradáveis. Por fim, ao fazermos escolhas certas na arquitetura, estamos promovendo práticas mais sustentáveis e construindo um futuro mais resiliente, a preservação e ainda reforçando o potencial criativo do uso desses materiais", diz ele.
A 37ª edição da CASACOR São Paulo 2024 vai de 21 de maio a 28 de julho, no histórico edifício do Conjunto Nacional, no coração da capital paulista.
Pai e filho do escritório Trees Arquitetura: na segunda presença consecutiva na mostra, Felipe e Eloy Fichberg apostam na sustentabilidade e em técnicas ancestrais para propiciar conforto e significado ao ambiente | Foto: Ricardo Abreu
SERVIÇO
CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024.
Horário de funcionamento:
Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingo e Feriados das 11h às 21h.
Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.
Sobre a Trees Arquitetura
Com um passado familiar de arquitetos construtores, a Trees Arquitetura foi fundada em 2016 e é comandada por Eloy e Felipe Fichberg, pai e filho apaixonados pelo ofício. Usufruindo da experiência de mais de cinco décadas, que une o melhor das áreas de construção e arquitetura, a Trees oferece uma ampla gama de serviços, desde criação de projetos para apartamentos de alto padrão até casas populares, da escolha do terreno, passando pelos estudos e criação de projetos residenciais, até a reforma de edifícios corporativos, shoppings, lojas, indústrias, templos religiosos, escolas, bares, clínicas, hotéis e unidades de saúde.
Ao unir a juventude e uma visão contemporânea do mercado, o escritório segue em busca de novos aprendizados e acredita que trabalhos de pequeno, médio ou grande portes são igualmente desafiadores e estimulantes. O olhar de arquiteto e a competência técnica de mais de 600.000 m² em obras executadas, aliados ao respeito ao cliente, além da dedicação e do cuidado com cada detalhe, resultam em trabalhos únicos e diferenciados. Na nova etapa da Trees Arquitetura, Eloy e Felipe continuam com foco na originalidade e sofisticação, sem deixar de lado a simplicidade. Tudo se reflete na concepção de ambientes contemporâneos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao aconchego e bem-estar.
Em 2023, a Trees Arquitetura estreou na CASACOR São Paulo e, em 2024, se prepara para participar novamente no maior evento de decoração e arquitetura das Américas.
Instagram: @treesarquitetura
E-mails: |
Fornecedores:
- AlarmBR: Câmeras e segurança - @alarmbr
- Ana Paula Castro: Painel em marcenaria - @anapaulacastro1
- Biasá: Objetos de decoração - @biasahome
- By Kamy: Tapetes e Pufes - @bykamy
- Ceusa: Piso Cerâmico - @ceusarevestimentos
- Constech: Empreiteira - @constech_
- DECA: Torneira e cuba - @decaoficial
- Diageo: Bebidas - @diageo | @diageobrasil
- DPOT Objetos: Objetos de decoração - @dpotobjeto
- Duarte Design Mobiliário: Marcenaria, biombos e portas - @duartedesignmobiliario
- Duratex: Revestimento MDF - @duratexbr
- Elettromec: Eletrodomesticos (geladeira e cooktop) - @elettromec
- Estofados Jardim: Móveis - @estofadosjardim
- Full House Decorações: Móveis (cadeiras, mesas, poltronas, sofás, buffet e banquetas) - @fullhousedecoracoes
- G2.Home: Cortina de veludo - @g2.home
- Galeria Cerrado: Obras de arte - @cerrado.galeria
- Gerbar: Ventiladores - @gerbarventiladores
- Inova Materiais Elétricos: materiais elétricos - @inovamateletricos
- Ipel Iluminação: Luminárias - @ipel_iluminacao
- Itens Collections: Luminárias decorativas e abajur - @itens_
- JAL Marcenaria: Painel em madeira e pergolado - @jalplanejados
- Jesley Oliveira Fotografia: Fotografia - @jesleyimagens
- Kika Mattos: Produção - @kikamattos
- LG: Televisores e Caixas de Som - @lgbrasil
- LS Selection: Objetos de decoração - @lsselection
- Luciana Caravello: Galeria de Arte Contemporânea: Obras de arte - @lucianacaravellosp
- Marcus Camargo: Obras de arte - @camargomarcus
- Marmoraria Pedra Julia: Mármore - @pedrajulia
- Mosarte: Revestimento em pedra orgânica - @mosarte
- Organne Vasos Decor: Vasos - @organneoficial
- Sonia Mena Barreto: Esculturas - @soniamennabarreto
- Tati Barbi: Balas Caramelizadas - @tatibarbi
- Tintas Coral: Tintas e Texturas - @tintascoral
- Tunico Lages: Poltrona “Ninho” - @tunicolages
- Zanardo Paisagismo: Vegetação - @zanardopaisagismo
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário