Reúso de recursos hídricos: Necessidade de conscientização no Dia da Água
O reaproveitamento pode gerar uma economia de até 60% para as empresas e residências
O mês é marcado pelo Dia Mundial da Água (22/03) e com isso, aumenta-se a discussão em torno de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos, inclusive as relacionadas com tratamento e reutilização de água.
Segundo dados do Manual de Usos Consuntivos da Água do Brasil, o país possui elevado consumo hídrico, e estimativas são que até 2030 o uso de água deverá aumentar em 24%, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. No entanto, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em estudo realizado em 2018, afirma que menos de 1% da oferta de água no país provém de reúso de efluentes tratados.
Mesmo com um número tão baixo de reutilização de água no país, nota-se uma procura por parte de muitas empresas, indústrias e residências (especialmente condomínios) que querem optar por uma escolha viável, reduzindo os custos operacionais e promovendo a preservação do meio ambiente, construindo uma imagem comprometida com a sustentabilidade.
Para o Diretor Técnico Industrial da Fluid Feeder, Francisco Oliver, a busca por alternativas sustentáveis no tratamento da água está em crescente e envolve bons motivos: “Existem diversos benefícios ao usar a água de reúso, além da própria economia e da sustentabilidade ambiental. Ao aproveitar fontes desse tipo, você reduz a pressão dos recursos hídricos locais, proporcionando eficiência operacional e um fornecimento mais amplo da água para outros lugares”.
Ainda segundo Oliver, “o reaproveitamento de água pode gerar uma economia de até 60%, tornando evidente o potencial econômico e ambiental dessa prática”.
Além do método de reúso através de equipamentos, uma opção muito viável para as residências é o aproveitamento de água da chuva, podendo ser captada de forma simples através de baldes e utilizada em atividades domésticas (lavar a casa, calçadas, veículos), irrigação de plantas, destinar para a descarga nos banheiros através de um sistema também traz um retorno significativo para as residências.
A Fluid Feeder disponibiliza tecnologias de equipamentos e serviços para tratamento de água, oferecendo soluções avançadas em diversos setores, proporcionando uma elevada clarificação da água, garantindo sua utilização em diversos processos sem causar danos aos equipamentos. Além disso, o sistema elimina completamente resíduos líquidos para o descarte, garantindo uma operação ambientalmente responsável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário