Março Amarelo traz alerta sobre doenças renais e urinárias em gatos e cães

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  InPress Porter Novelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Foto: Divulgação/ROYAL CANIN® Foto: Divulgação/ROYAL CANIN®

O diagnóstico precoce e a nutrição específica são pontos-chave no tratamento

Conscientizar tutores de pet sobre a importância da prevenção é essencial e ajuda a contribuir para a qualidade de vida e a longevidade dos animais. Por isso, é fundamental estar alerta aos sinais silenciosos de certas doenças, como é o caso das doenças renais, que não tem cura, progridem de forma lenta e é irreversível, e também dos problemas no trato urinário inferior.

Gatos e cães, em seus diferentes portes, fases de vida e condições de saúde, precisam de uma alimentação específica. Quando recomendada por um médico-veterinário , o alimento contribui não apenas para o melhor desenvolvimento do pet, mas também atua como suporte no tratamento de doenças diagnosticadas.

Várias são as causas que podem comprometer o funcionamento dos rins e do trato urinário inferior dos pets. Segundo Priscila Rizelo, Médica Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, é fundamental realizar check-ups periódicos para manter, de perto, o acompanhamento de sua saúde. “É necessário avaliar o paciente regularmente e realizar exames que apontem a função renal e a saúde do trato urinário inferior. Quando confirmada a existência da doença, principalmente no estágio inicial, o suporte nutricional e o tratamento podem ajudar a manter a qualidade de vida do paciente e contornar os sintomas.”, explica.

Segundo o comitê da IRIS (Sociedade Internacional de Interesse Renal), a prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) em cães é de 0,5% a 1%, sendo que os animais idosos são os mais predispostos. Os sinais clínicos mais comuns, frequentemente observados tanto em gatos quanto em cães são: diminuição do apetite, emagrecimento, vômitos, diarreia, aumento do volume de urina, aumento da ingestão de água e perda da vitalidade.

A nutrição especializada tem o objetivo de manter a adequada ingestão de alimentos e contribuir para uma melhor qualidade de vida do pet. “A progressão da lesão renal e os sinais clínicos que tanto debilitam o paciente podem ser minimizados pelas modificações dietéticas. A ingestão adequada de nutrientes fornece suporte à função renal, ajuda a minimizar efeitos negativos da uremia e contribui para a adequada ingestão de calorias e manutenção do peso”, explica Priscila.

A nutrição também é considerada uma parte importante do protocolo de cuidados integrados para tratar doenças do trato urinário inferior de gatos e cães, que pode ser afetado por infecção, cálculos na bexiga, incontinência, entre outros; e acomete até 4,4% dos gatos e 3% dos cães. Os cuidados médicos representam um desafio, principalmente a longo prazo, uma vez que é frequente a recorrência. Em cães, acredita-se que uma infecção no trato urinário seja a causa mais comum e estima-se que 14% dos cães terão, pelo menos, uma infecção ao longo da vida (Referência: Chew D, DiBartola SP and Schenck P, in Canine and Feline Nephrology and Urology, 2nd ed., Elsevier, 2011).

“É importante ressaltar que o check-up periódico aliado à conscientização dos tutores acerca das doenças é a melhor forma de controlar, de maneira efetiva, a enfermidade. Tratar precocemente aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento”, complementa a Médica-Veterinária.

A ROYAL CANIN® entende a importância de uma nutrição adequada em todos os estágios da vida dos pets e apoia os tutores com uma linha completa e recomendada por Médicos-Veterinários para o tratamento de ambas as doenças. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de dietas que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza mais de 250 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.