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Hatchbacks: quais modelos mais e menos depreciaram no 1º semestre do ano?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo de Natale
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Toyota Yaris apresenta menor taxa de depreciação, em 2,01%. Veículos mais depreciados pertencem a Ford com 14,12% e 16,18% em queda

Campeões de vendas, os hatches dominaram o mercado automotivo no início de 2019, de acordo com a Fenabrave. O tamanho, a versatilidade e economia chamam atenção dos consumidores tornando a categoria mais popular entre os brasileiros. Mas vale a pena investir na compra deste carro?

Para ajudar em uma melhor decisão de compra e venda, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, fez uma análise dos hatchbacks que menos e mais perderam valor no primeiro semestre do ano, baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.

O Yaris, hatch da Toyota, abre o ranking com a menor taxa de depreciação em 2,01% após um ano de uso. Em seguida, a alemã Volkswagen conta com a dobradinha Gol e Fox, com 2,27% e 2,65% em perda de valor, respectivamente. A Mercedes-Benz garante posição ainda no TOP 5 com a queda de 3,23% do Classe A, seguido do compacto Caoa Chery QQ, que perde 3,96%.

Em contrapartida, os dois hatches que mais perderam valor no período pertencem a Ford. Os populares Ford Ka e Ford Focus se posicionam no ranking com 14,12% e 16,18% de depreciação, respectivamente.

Confira abaixo a relação completa com os modelos e as menores e maiores taxas de depreciação dos seis primeiros meses de 2019:

Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação por modelo, levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, conforme seu volume de vendas. A Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que apresenta o preço de troca de um carro levando em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.

A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.


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