Brasil,

Gestão de custos faz sentido?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valor Agregado
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Gestão de custos faz sentido?

Se até em alguns órgãos da administração pública a otimização de custos já passa a ser discutido, certamente nas organizações da iniciativa privada o assunto é mais do que pertinente.

A Pesquisa CIO Global 2016-2017, realizada pela consultoria Deloitte em 48 países, mostra que os CIOs (Chief Information Officers) brasileiros estão mais preocupados com a gestão de custos. Segundo o estudo, este foi o tema a ser priorizado por executivos no contexto local, com 60% das referências,

No Brasil, a situação econômica momentânea com certeza acentua o foco no controle dos custos. E o assunto não gira unicamente em torno do corte dos custos, mas sim do controle e gerenciamento.

Mas o que contempla essa ação? A rigor é simples: a questão é adequar os custos aos níveis comportados pela receita e a avaliação da real necessidade do desembolso, sempre tomando o devido cuidado para não comprometer atividades vitais e sujeitar a organização a prejuízos decorrentes de algum corte feito de maneira inadvertida ou irresponsável.

E se a pergunta for "por onde começar". Traçar metas ou estabelecer um orçamento pode ser uma boa prática, para gerar indicadores de gestão que permitam um bom acompanhamento, lembrando da máxima de que quem nao mede nao gerencia. De qualquer forma, é imprescindível conhecer os custos, seu comportamento (quais estao crescendo e quais nao) e, principalmente, quais são os mais representativos, para poder iniciar a gestão pelos mais relevantes.

Instrumentos para isso: um balancete, sem duvida, é uma bela e (via de regra) confiável fonte de informação, mas com pouca flexibilidade para filtrar dados ou fazer análises comparativas. Levar dados para planilha eletrônica, pode ser outro recurso e que dá uma certa flexibilidade no processo de análise, mas é trabalhoso e às vezes vulnerável. O instrumento ideal, para a organização que possui um sistema de gestão operacional implantado, é a adoção de um software de BI (Business Intelligence) que pode ajudar sob vários aspectos, como:

1) Representação gráfica dos indicadores. Se dizem que um gráfico fala mais que mil relatórios, por que não fazer uso de gráficos para acompanhar os indicadores, as evoluções etc. ?

2) Utilização de recursos dinâmicos de filtragem e "mergulho" (aprofundamento) nos dados, para entender a origem dos dados e buscar "insights" em torno de alternativas a algo que não está adequado.

3) Identificação de riscos ou anomalias a serem alertados de forma proativa ao(s) gestor(es) responsável(is) pelas possíveis providências.

Enfim, a recomendação do uso de um software de BI tem a intenção de assegurar uma boa gestão e controle dos custos, custos esses, que existem, são necessários e inevitáveis em toda organização. Por conseguinte, seu controle e acompanhamento contínuo faz todo o sentido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar