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7 vantagens da gamificação de treinamentos nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valéria Martins
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Tendência alia competição a treinamento visando melhorar performance

“As pessoas querem conteúdos relevantes, significativos e inspiradores - Valéria Martins

Os jogos foram criados para divertir e motivar as pessoas há séculos. Em 1973, o visionário Charles Conradt percebeu o engajamento que havia nos jogos e resolveu utilizar as técnicas motivacionais para o escritório e mundo corporativo. Para isso idealizou o então “Game to Work”, consultoria que mais tarde cedeu o seu nome para o livro de grande sucesso.

“Gamificar” algo é fazer uso da dinâmica ou mecânica de jogos a fim de engajar pessoas em contextos de aprendizados, tornando a experiência mais divertida e prazerosa. No mundo empresarial, há um número infinito de possibilidades para gamificar as situações. Atualmente, existem técnicas mais utilizadas no mercado como programa de pontos, rankings, badges entre outras.

Com isso, a empresa e funcionários acabam ganhando, uma vez que geram disputas sadias que resultam em diversas vantagens - entre elas, postura estratégica, raciocínio rápido e desenvolvimento de habilidades. Pablo Coelho, sócio-fundador da Produtiva , empresa que presta consultoria e cria jogos sob demanda para seus clientes, contou as 7 principais vantagens sobre trazer o conceito de gamificação para sua empresa, confira:

1. Os jogos trazem a realidade de maneira lúdica e de fácil compreensão para o colaborador;

2. Os jogos associados ao desenvolvimento das pessoas melhoram os negócios porque motivam atitudes positivas e inovadoras;

3. É por meio da gamificação dos treinamentos que as pessoas tornam o senso crítico mais aguçado e, consequentemente, fazerem melhores escolhas;

4. Os jogos dão a possibilidade de construir um ambiente mais divertido para o aprendizado; um ambiente que a colaborador possa tomar decisões mais assertivas.

5. Os jogos possibilitam que as pessoas errem sem gerar nenhum tipo de transtorno para as empresas ou para o seu procedimento, já que há toda uma equipe pronta para, de uma forma geral, dar suporte no intuito de solucionar o erro. “Se eu errar, posso recomeçar, aprender com meu erro e avaliar meu desempenho e depois de passar por várias etapas, buscar cada vez mais a superação";

6. Os jogos trazem assuntos relevantes para o dia a dia das pessoas e engajam mais os colaboradores a participarem dos processos;

7. O conteúdo do jogo, quando é significativo e com objetivos direcionados às metas das empresas, também traz resultados mais concretos e não faz as pessoas perderem tempo;

"As pessoas querem conteúdos relevantes, significativos e inspiradores.", afirma Valéria Martins, Diretora de Marketing da Produtiva, “Para isso o ideal é encontrar profissionais experientes no mercado, para que a gamificação não acabe virando frustração”, completa a diretora.

A Produtiva, por exemplo, vem trabalhando neste mercado atendendo a diversos clientes a fim de engajar e aumentar o comprometimento dos colaboradores com a empresa. Para saber um pouco mais, acesse a seção de gamificação da empresa


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