Tecnologia em 2025: cinco tendências que vão transformar a gestão das empresas
Crédito: Freepik
Do fortalecimento do mercado de dados ao atendimento digital, veja cinco tendências em curso e que prometem impulsionar a produtividade e gestão de empresas em 2025
O ano de 2025 promete ser de consolidação no cenário de tecnologia. É esperado que tecnologias inovadoras causem impacto direto na forma como empresas operam e se relacionam com seus clientes, a começar pela inteligência artificial (IA).
De acordo com o Worldwide IT Predictions 2025, estudo elaborado pela empresa de pesquisa IDC, até 2030, 95% das funções atuais de TI e de Líderes de Negócios serão redefinidas ou eliminadas devido à crescente adoção de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA). Este dado ilustra o impacto profundo da inovação tecnológica e das transformações nos modelos de trabalho corporativo.
Diante disso, a Zoho, multinacional indiana de tecnologia e terceira maior big tech B2B do mundo, lista essa e outras tecnologias que despontarão como tendências no mercado e para as quais as empresas devem se atentar no ano que se aproxima. Veja abaixo:
1. Uso intensivo de dados
A gestão e o uso intensivo de dados seguem como prioridade para as organizações que buscam se destacar no mercado. Contudo, com a entrada em vigor de novas regulamentações e a disseminação de plataformas mais acessíveis, as pequenas e médias empresas (PMEs) também irão intensificar o uso de soluções de análise preditiva e visualização de dados em tempo real, otimizando tomadas de decisões e criando novas oportunidades de negócios - e, consequentemente, ampliando a tendência entre companhias de todos os portes.
A popularização da IA também tem auxiliado na expansão do mercado de Business Intelligence (BI) e Analytics. Mais acessíveis e aprimorados, os dados passam a ser uma realidade incontestável na rotina de diferentes unidades de negócio e áreas empresariais. Em 2025, é esperado que a tendência de "data democratization" ganhe força, e que plataformas de analytics contribuam ainda mais para o uso independente e autônomo por todos níveis organizacionais.
2. Atendimento digital será preferência
A evolução dos chatbots e assistentes virtuais reflete uma tendência que alia a tecnologia à humanização do atendimento ao cliente. Empresas estão investindo em soluções que combinam inteligência artificial com interações personalizadas, proporcionando experiências fluidas, sem abrir mão do toque humano nos momentos mais críticos.
De acordo com a Forrester, os canais digitais, em 2025, se tornarão a preferência de pelo menos 50% dos consumidores durante o primeiro contato com empresas e marcas. A tendência está enraizada na melhoria contínua dos produtos atendimento digital e help desk, além das integrações dessas ferramentas e plataformas a tecnologias de automação de respostas e assistentes de IA, como o ChatGPT.
3. Assistentes de IA
A execução de tarefas do cotidiano ficará, cada vez mais, a cargo de agentes de inteligência artificial, apelidada de "IA agêntica". Essa tendência ajudará a desobstruir o dia a dia de profissionais, deixando tempo para tomadas de decisões e ações mais estratégicas e menos operacionais.
Essa função específica da tecnologia já está sendo construída e adotada em larga escala por meio de softwares de gestão e gerenciamento de projetos e pela incorporação em IAs já existentes no mercado. De acordo com o Gartner, a IA agêntica será responsável por 15% das decisões de trabalho do dia a dia até 2028.
4. Ferramentas para gerenciamento de projetos
As plataformas de gerenciamento de projetos evoluíram para atender às demandas de um ambiente corporativo mais ágil e colaborativo. Em 2025, o foco estará na adoção de soluções integradas que facilitam o trabalho remoto, melhoram a gestão de equipes multidisciplinares e garantem a entrega eficiente de resultados.
5. Sustentabilidade tecnológica
Alinhada às demandas globais por ESG (ambiental, social e governança), a tecnologia também assume um papel estratégico na promoção da sustentabilidade. Seja com data centers mais eficientes energeticamente ou com inovações que reduzam o impacto ambiental, as empresas que abraçarem essas iniciativas sairão na frente.
Nesse cenário, o avanço acelerado da IA também será usada à favor da tendência sustentável. No que se refere à descarbonização de infraestrutura de IA, por exemplo, as previsões indicam que 60% das empresas implementarão estruturas tecnológicas (como data centers) sustentáveis para atingir suas metas ambientais até 2026, segundo o IDC.
Essas tendências indicam um movimento de transformação que vai além da inovação pura: trata-se de integrar tecnologia ao cotidiano empresarial de maneira inteligente, acessível e focada nas necessidades do consumidor. Para as empresas que desejam se destacar, investir nessas áreas pode ser a chave do sucesso em 2025.
Sobre a Zoho
Com mais de 55 soluções corporativas e 100 milhões de usuários, a Zoho tem uma grande missão: democratizar o acesso à tecnologia para todos os tipos e tamanhos de empresas. Sediada em Chennai, Índia, a Zoho está presente em mais de 150 países - inclusive com escritório em Florianópolis, SC - contando com mais de 15.000 colaboradores em todo o mundo.
A Zoho tem como propósito oferecer softwares de qualidade por valores acessíveis, e por isso, não recebe investimentos externos. Para mais informações, acesse o site da Zoho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário