Natal: 66% dos pequenos empreendedores estão otimistas para vendas no período
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- Pesquisa da SumUp revela também que apenas 3% dos negócios estão pessimistas e outros 31% estão neutros quanto à data
- 80% dos pequenos empreendedores do segmento de alimentação estão otimistas para a data – esse é o setor mais animado para vendas
Pesquisa da SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, identificou que 66% dos micro e pequenos negócios estão otimistas para as vendas no Natal. Apenas 3% não acreditam que as vendas serão boas e 31% estão neutros.
O estudo foi realizado com 517 micro e pequenos empreendedores, clientes da SumUp de todas as regiões do País, entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro de 2024, por meio de formulário online.
Segundo a pesquisa, o setor de alimentação é o mais otimista: 80% dos micro e pequenos empreendedores do segmento estão com boas expectativas de vendas. A animação é seguida pelos negócios que oferecem artesanato, bijuterias e semijoias (79%), bem como por quem trabalha com entregas e como motorista de aplicativo ou táxi (79%).
“Com as festas de final de ano, as famílias se unem para refeições, motivo que acelera significativamente as vendas do segmento de alimentação. Além disso, muitos utilizam de produtos alimentícios para presentear, como por exemplo chocolates, panetones e vinhos, que são comuns na troca de presentes. Artesanato e semijoias também estão entre os itens tradicionais em amigos-secretos”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais da SumUp.
A análise por regiões do país revelou que micro e pequenos empreendedores do Norte (76%) e Nordeste (72%) são os mais esperançosos com melhores vendas no Natal. Já os menos empolgados estão no Centro-Oeste (51%).
Entre os otimistas, 47% estão com boas expectativas pois acreditam que datas comemorativas no geral movimentam o comércio como um todo. Outros 28% ressaltam que vendem bem no período porque seus produtos têm relação com o Natal.
Contratações
Com intuito de identificar as necessidades desses negócios, a pesquisa questionou os micro e pequenos empreendedores sobre a demanda de contratações temporárias. Apenas 16% pretendem incorporar aos seus times outros trabalhadores para as vendas de fim de ano.
“Diferentemente de grandes varejistas, contratações temporárias não são tão comuns em pequenos negócios. Com faturamentos menores, os micro e pequenos empreendedores dão mais de si para atender a demanda neste período e priorizam lucrar um pouco mais do que ter novos gastos em seus negócios”, conta a executiva.
Dentre os que irão contratar, 80% irão empregar até no máximo dois colaboradores. O segmento que mais irá contratar é o de alimentação: 35% dos micro e pequenos empreendedores desse setor irão precisar de ajuda em seus negócios.
Analisando pelo faturamento dos micro e pequenos empreendimentos, quanto maior o faturamento dos negócios entrevistados, maior a intenção de contratar temporários neste fim de ano. Apenas 3% dos negócios que faturam até um salário-mínimo irão contratar, enquanto 31% dos que faturam mais de 10 salários-mínimos planejam aumentar suas equipes temporariamente.
Parcelamento
Outro tópico abordado na pesquisa da SumUp foi a importância de receber pagamentos parcelados. 70% dos entrevistados julgam importante receber pela modalidade – desses, 37% consideram as parcelas muito importantes. Apenas 19% não dão importância aos parcelamentos.
“A necessidade do parcelado é notável. Oferecer essa possibilidade vai além de ajudar os negócios a vender mais. Dá mais poder de compra à população mais vulnerável. Logo, tornar alguns produtos e meios de pagamento mais acessíveis é preciso”, explica Lilian.
Dentre os entrevistados, 74% têm costume de receber suas vendas parceladas. O número de parcelas mais comum entre esses negócios é de 3 a 5 vezes, tal como revelado por 48% dos micro e pequenos empreendedores. 29% recebem mais de 6 a 12 vezes e 23% parcelam, normalmente, em até duas vezes.
O setor de roupas e acessórios é o que mais costuma vender em parcelas no cartão de crédito: 97% dos negócios do segmento oferecem a opção de parcelamento. Já em negócios de alimentação, a prática cai: 42% dos negócios vendem em prestações.
Os negócios com faturamento de até um salário-mínimo são os que menos oferecem o parcelado, com índice de 59%. Já quem ganha entre 3 e 10 salários-mínimos adere mais à modalidade, 80% deles vendem a prazo.
Micro e pequenos empreendedores que ofertam eletrônicos são os que mais oferecem prazos longos para pagamento: 53% vendem em até 12 vezes.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.
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