Mais competitividade, lucros e inovação: descubra o que a ISO 56001 pode fazer pelas empresas
Nona maior economia do mundo, o Brasil perdeu esse ano uma posição no Ranking Global da Inovação, divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e passou para o 50º lugar, atrás de países como a Romênia, que, embora seja a 44ª economia, ocupa o 48º lugar no levantamento que analisa 132 países. Para se destacar nesse cenário, o Brasil precisa, além de mais investimentos, que as empresas prestem mais atenção na Gestão da Inovação, que pode ser fortalecida através da ISO 56001.
Lançada em setembro, a ISO da Inovação pode ajudar empresas a potencializar estratégias de inovação e alinhá-las a objetivos empresariais, fazendo com que elas se tornem mais competitivas e lucrativas. Além disso, daqui a poucos anos, diz Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, empresa de consultoria em inovação que faz parte do G.A.C. Group, presente na França, Alemanha, Singapura, Romênia e Canadá, as diretrizes da norma não serão mais um diferencial, mas uma obrigatoriedade.
“Estamos na Era da Inovação. A ISO 56001 surgiu agora para que as empresas adotem práticas comuns no mundo todo. Essas práticas colaborarão em diversas situações, como na captação de recursos, participação em editais públicos, estabelecimento de parcerias com universidades e inovação aberta. Quem sair na frente agora estará melhor preparado”, diz o CEO da G.A.C. Brasil.
Segundo Miranda, todos os negócios têm um potencial enorme de inovação escondido que a ISO pode ajudar a descobrir. “As empresas só enxergam algumas ações em prol da inovação. São como um iceberg: só 10% do que fazem fica à vista. O restante fica submerso e é preciso um trabalho dedicado para novas descobertas. A ISO será de grande ajuda nessa jornada”, diz o CEO da G.A.C. Brasil, que acaba de estabelecer uma parceria com a Palas, pioneira na implementação da ISO de inovação, para diagnosticar em que estágio de inovação as empresas se encontram e levá-las a desenvolver melhorias, com base nas diretrizes da norma.
Nessa colaboração, a Palas trará a experiência pioneira na implementação da ISO 56001 e a G.A.C. Brasil complementará essa expertise com uma análise detalhada dos processos das empresas e recomendações práticas para a otimização de recursos para a inovação e construção de uma governança robusta, aprimorando a competitividade e aderência às diretrizes da norma.
Um estudo realizado por Alexandre Pierro, Sócio da Palas e um dos poucos brasileiros a participar do processo de elaboração da ISO 56001 junto a um comitê internacional sediado em Genebra, na Suíça, conseguiu mensurar o valor do aprimoramento trazido pelas práticas necessárias para a obtenção do selo
As empresas obtiveram nota 67 em estratégia para inovação antes da certificação, mas pularam para 82 após a obtenção do selo. A análise do ecossistema também revelou bons resultados após a adaptação à ISO, passando de 58 para 67. A comunicação, por sua vez, melhorou de 55 para 70. Outros parâmetros, como governança para inovação, liderança, cultura e suporte, também tiveram melhorias.
“Há uma série de benefícios esperados no framework de inovação da ISO 56001. Devemos pensar que a ISO 56001 também está em consonância com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. É uma ótima maneira de ajudar uma empresa que quer inovar e ser sustentável, por exemplo, a implementar ações ESG”, diz Pierro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário