Mutualismo e Gestão Eficiente garantem crescimento sustentável nos Planos Odontológicos
Um modelo colaborativo, com administração eficaz, assegura tratamentos odontológicos de qualidade com preços acessíveis
Os Planos Odontológicos operam com base no princípio conhecido como Mutualismo, modelo fundamental para garantir que todos os Beneficiários tenham acesso a tratamentos de qualidade. Em essência, quando os Beneficiários pagam uma mensalidade, esse valor é utilizado para cobrir os custos de cuidados dentários para todos, desde os procedimentos simples, como consultas e limpezas, até os tratamentos mais especializados, como de canal, cuidados com a gengiva e cirurgias, entre outros. É através desse mecanismo que os custos são distribuídos de forma equilibrada entre todos, assegurando que ninguém fique sem atendimento devido à incapacidade de arcar com despesas individuais elevadas.
“Quando um Beneficiário precisa de um tratamento mais caro ou frequente, ele não terá que arcar com o custo total sozinho. O fundo coletivo absorve essas despesas, o que torna o modelo equilibrado e acessível”, explica Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos, que representa 72% do mercado.
Contudo, para que o sistema mutualista se mantenha sustentável, é preciso uma gestão eficiente por parte das Operadoras de Planos Odontológicos - o que inclui controle de custos, eficiência e prevenção a fraudes - e, acima de tudo, o compromisso dos Beneficiários em manter suas mensalidades em dia. "Um dos grandes desafios do Setor é fidelizar os Beneficiários para que não cancelem o plano logo após a conclusão do tratamento. Essa oscilação na carteira de clientes, mais comum nos planos individuais, pode encarecê-lo”, diz Dr. Cury, reforçando a importância de as pessoas entenderem que ter e manter uma rotina adequada de higiene bucal durante toda a vida é sinônimo de saúde e bem-estar e impacta significativamente na qualidade de vida das pessoas.
“A conscientização sobre a Saúde Bucal é crucial para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde, já que problemas bucais não tratados podem levar a complicações mais graves, como o câncer de boca, demência e até problemas cardíacos, uma vez que a boca é uma porta de entrada para microrganismos nocivos”, complementa.
O número de Beneficiários dos Planos Odontológicos cresce em média 7% ao ano, e atingiu em agosto de 2024 a marca de 33,7 milhões. Este crescimento, demonstra que o sistema de mutualismo é muito atrativo, já que consegue proporcionar tratamentos de qualidade por um preço que cabe no orçamento das empresas e das famílias brasileiras.
Nos Planos exclusivamente Odontológicos, os Beneficiários contribuem com um valor médio mensal de cerca de R$ 20,00. O total arrecadado é utilizado para cobrir as despesas odontológicas de todos, afirma Dr. Cury. O Mutualismo permite que os Planos Odontológicos ofereçam uma cobertura ampla, de qualidade, em todo o Brasi o que contribui para a democratização do acesso à Saúde Bucal, tornando os tratamentos odontológicos acessíveis a um maior número de pessoas.
Promover a Conscientização sobre a importância do uso responsável dos serviços garante a continuidade e o fortalecimento do modelo mutualista, assegurando que o setor Odontológico brasileiro continue a crescer de forma sustentável.
Sobre a SINOG
Criada em 1996, atua desde então como agente de crescimento e aperfeiçoamento do setor. Pelos números mais recentes da ANS, são mais de 33 milhões de Beneficiários que aderiram a alguma modalidade de Plano Odontológico, quase todas elas com cobertura abrangente do rol da ANS.
Além disso, a SINOG divulga e amplia o conceito de Plano Odontológico como facilitador do acesso à Assistência à Saúde Bucal pela população, promovendo a integração das empresas junto à classe odontológica. É a criadora do movimento “Julho Neon, Salve o Sorriso Brasileiro”, que busca ampliar a importância da Saúde Bucal no país, e ainda, é responsável pela concepção e organização do maior Evento do Setor de Planos Odontológicos da América Latina, o SIMPLO.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário