Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tendência de volta ao presencial reforça necessidade de atenção à ergonomia nos escritórios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daiana Constantino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Tendência de volta ao presencial reforça necessidade de atenção à ergonomia nos escritórios

Crédito: Freepik

Regra que exige condições adequadas de trabalho foi atualizada em 2022 e adaptação reduz risco de processos trabalhistas

Imagine um call center com computadores antigos, lentos, incapazes de seguir o ritmo ágil de centenas de jovens responsáveis por contatar milhares de pessoas todos os meses e registrar informações de cada atendimento. O Vice-presidente comercial da Salvia Saúde Corporativa, Eduardo Lemes se deparou com esse quadro em uma avaliação do ambiente de trabalho de uma empresa anos atrás. Percebeu, ao avaliar a situação, que os colaboradores da empresa sofriam com a perda de eficiência causada pelas máquinas obsoletas e apresentavam sinais de doenças causadas pelo stress. A atualização de sistemas e a troca de equipamentos foi necessária para restabelecer a qualidade do ambiente de trabalho e melhorar os índices de produtividade e satisfação dos colaboradores.

O caso é ilustrativo da importância de as empresas estarem atentas ao bem-estar do indivíduo no ambiente de trabalho. O momento é estratégico, já que se discute a volta ao trabalho presencial em muitos escritórios que vão ter de estar preparados para atender à atualização da Norma Regulamentadora 17 (NR 17). A norma trata de questões de ergonomia e foi atualizada em dezembro de 2022, sendo uma ferramenta fundamental para garantir o bem-estar dos trabalhadores, evitar acidentes e reduzir o passivo trabalhista, que cresce consideravelmente no Brasil nos últimos anos. Em 2023, foram registrados 3,5 milhões de novos processos no Brasil. No ano anterior haviam sido 3,16 milhões - e 2,8 milhões em 2021.

“As empresas estão retomando gradativamente o trabalho presencial ou híbrido, com presença mais frequente dos funcionários no escritório. Mas agora elas precisam estar adaptadas à NR que foi atualizada há pouco mais de um ano”, diz Lemes. A NR 17 exige que as empresas façam a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e identifiquem riscos ergonômicos, inadequações no ambiente ou situações que possam resultar em doenças ocupacionais. A avaliação deve ser realizada em conformidade com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), garantindo que as condições de trabalho sejam constantemente analisadas e ajustadas.

Além de cumprir a legislação, a adequação à NR 17 traz benefícios concretos para as empresas, como a redução de acidentes, o aumento da produtividade e, principalmente, a promoção do bem-estar dos trabalhadores. Empresas que investem em ergonomia criam um ambiente mais seguro e eficiente, o que contribui para a retenção de talentos e a melhoria no clima organizacional.

Sobre a Salvia – Saúde Corporativa

Especializada em oferecer serviços de saúde ocupacional e assistencial, a Salvia apresenta soluções integradas e personalizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. O portfólio possui soluções de ponta a ponta com programas que incluem nutrição, saúde mental, clínicas de saúde (ambulatórios), ergonomia, telemedicina 24/7 e iniciativas específicas para gestantes e gestão de pacientes crônicos. Os serviços são projetados para reduzir a sinistralidade dos planos de saúde e os índices de afastamentos, garantindo um cuidado coordenado e contínuo aos colaboradores das empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar