Brasil,

Seguro de vida reduz burocracia no planejamento sucessório de empresas familiares (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Naves Coelho Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem - Freepik Imagem - Freepik

Além de garantir liquidez imediata aos herdeiros, proteção também supera eventuais bloqueios judiciais e conflitos entre beneficiários

Quando se fala em planejamento sucessório, a imagem que provavelmente vem à cabeça da maioria das pessoas é a mesma: os critérios de divisão dos bens e das empresas entre os herdeiros legais. O que nem todo mundo se dá conta é que podem surgir barreiras que impedem que esse processo de transição seja tranquilo. Há casos em que as dívidas deixadas pelo titular são transformadas em bloqueios judiciais, e que os litígios familiares acabam de algum modo retardando a distribuição da herança.

Isso pode levar a um atraso que traz prejuízos aos beneficiários. Algo que é possível ser evitado quando há um seguro de vida ativo também envolvido no processo de sucessão. “O seguro de vida funciona como uma garantia de que pelo menos um espólio terá uma liquidez alta para os herdeiros. E ele pode servir, nesse caso, para viabilizar a distribuição de outros bens que estejam travados”, esclarece Hélio Loreno, CEO da masterClassic Seguros, especializada em seguros de vida e previdência privada.

“O seguro pode ser útil para pagar uma dívida, quitar o ITCMD, que é um tributo muito elevado, por sinal, cobrado sobre o patrimônio que será herdado, ou ainda como um refúgio adicional para que a perda do provedor, no caso o titular, não seja sinônimo de escassez financeira. E com uma vantagem: o seguro de vida é isento de tributação”, complementa.

Outra vantagem do seguro de vida, sustenta o fundador da masterClassic, é que o titular pode designar os beneficiários e os percentuais a que cada um terá acesso no benefício. Essa distribuição, feita ainda em vida, no ato da contratação, anda à margem da hierarquia estabelecida pelo Direito Sucessório, permitindo proteger parte dos bens ou direcionar alguma parcela a quem for do desejo do titular, mesmo que não esteja na lista dos herdeiros.

“É possível destinar o percentual do benefício da apólice do seguro a um amigo ou um familiar por quem o titular tem uma estima especial, e que porventura não integrem a lista de herdeiros dos bens que ele vai deixar. A hierarquia é obedecida à luz da lei, mas o seguro de vida tem sua particularidade, porque funciona como um testamento, devidamente assinado pelo titular”, explica Hélio Loreno.

No caso dos negócios familiares, acrescenta o executivo, a apólice também pode assumir um papel importante de capital de giro ou cobertura para dar cabo a dívidas que travam a empresa. Entretanto, ele recomenda que a contratação ocorra sempre com empresas com tradição no mercado de seguros. É preciso analisar bem o mercado e observar bem as condições do seguro que o titular está contratando”, pontua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar