Brasil,

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na construção de uma marca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na construção de uma marca

Com uma boa estratégia, a assessoria de imprensa é capaz de ajudar um negócio a construir uma marca sólida perante a mídia

Atualmente, no mercado corporativo, a atenção do consumidor é altamente disputada, isso porque, a mídia atualiza as novidades a cada minuto. Nesses momentos, construir uma marca sólida vai além do que uma simples ação de marketing, é uma necessidade para permanecer o negócio sempre em evidência.

Porém, muitas vezes, na ânsia de querer estar em evidência, o mundo corporativo acaba subestimando o papel fundamental da assessoria de imprensa. Através de uma estratégia bem elaborada, a assessoria não é só capaz de gerar visibilidade para a empresa, como também é capaz de gerar credibilidade e reputação do negócio.

O papel do assessor de imprensa

Muitas pessoas que vivem dentro do mundo corporativo não estão preparadas para lidar diariamente com a mídia. Essas pessoas muitas vezes são capacitadas para lidar com outras funções, e é nesse momento que entra a necessidade de um profissional especializado na área da assessoria de imprensa.

O assessor é um jornalista especializado em trabalhar a visibilidade, credibilidade e a reputação da marca no mercado em que ela atua.

A assessora de imprensa e diretora da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação especializada em redes de franquia - Renata Brito, afirma que a assessoria de imprensa é responsável por criar uma rede de contatos e se aproximar da maior quantidade possível de jornalistas.

“Além disso, o assessor desempenha toda parte de produção de conteúdo, como os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com a imprensa e gestão de crise”, conta a diretora da Fatos&Ideias Comunicação.

Ao garantir que a mensagem da sua empresa esteja sendo comunicada e entregue de maneira correta, a assessoria de imprensa é capaz de fazer toda a diferença da percepção do público em relação a marca.

A importância da assessoria na construção de uma marca sólida

As mudanças na forma de se informar e de se comunicar são constantes, no meio desse mar de coisas novas, é necessário que a marca se adapte a esses novos jeitos. Muitas vezes, um negócio possui anos no mercado, mas ainda não construiu a sua reputação perante a mídia.

Há casos em que a empresa realiza trabalhos incríveis, mas que não são de conhecimento público. É nesse momento que a assessoria de imprensa se torna aliada desse objetivo.

Quais as estratégias realizadas?

Um dos papéis da assessoria de imprensa, como já citado, é o de gerar credibilidade e reputação da marca perante a mídia. “Quando uma empresa é divulgada por veículos de comunicação respeitáveis no país, é mais fácil para aquela empresa ganhar a confiança de um público ainda não conhecido”, explica Renata.

Essa divulgação é feita através da construção de pautas sobre assuntos desenvolvidos pelo negócio e que mostra relevância e interesse público para os jornalistas.

Para além da visibilidade, a assessoria de imprensa também é responsável pela gestão de crise. Com uma boa estratégia, o papel do assessor pode ajudar a minimizar os prejuízos em relação à reputação da marca diante do público.

Mas, é importante lembrar que, para que essas estratégias aconteçam de forma eficaz, é preciso, antes de tudo, definir quais as metas palpáveis, os objetivos a serem alcançados e alinhar as expectativas.

Para Renata Brito, assessora e diretora da Fatos&Ideias Comunicação, é importante frisar que o trabalho do assessor é contínuo e persistente. A diretora ainda pontua que costuma alertar aos seus clientes que a assessoria é como um passo de formiguinha.

“Para a marca ganhar cada vez mais visibilidade, credibilidade e reputação em seu mercado de atuação, a parceria com a assessoria de imprensa precisa de uma constância. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?! Há casos em que o resultado é muito mais rápido que o esperado entre essa ligação da empresa com os veículos de comunicação, porém, deve ser algo com constância, daí a necessidade de um trabalho contínuo”, diz.

Vale lembrar também que nem sempre o cliente estará em evidência na mídia, isso porque, quem tem o poder de decidir o que será publicado ou não são os jornalistas e editores dos veículos de comunicação. Por isso, não é possível garantir publicações constantes, mas não significa que os objetivos não estão sendo cumpridos. A credibilidade vai além da mídia.

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar