ID Seguro apresenta evoluções para a rede de Autoridades de Registro de corretores de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor-SP

A ID Seguro, rede de Autoridades de Registro geridas por corretores de seguros, realizou na última segunda-feira, 30 de setembro, mais uma edição do Encontro das ARs, desta vez com o tema Inovações e Oportunidades. Este importante evento para gestores das Autoridades de Registro da rede teve como objetivo apresentar o novo cenário que está sendo preparado para auxílio comercial e operacional das empresas, e foi realizado presencialmente, no Centro de Atividades do Sincor-SP, para favorecer a troca de ideias e discussões entre os participantes.

Ao longo de 19 anos de trajetória a ID Seguro sempre buscou dar suporte às ARs e fortalecer o trabalho das corretoras de seguros envolvidas com certificação digital e mantê-las conectadas à inovação. Somente nos primeiros oito meses deste ano, os corretores de seguros que atuam como ARs emitiram mais de 109 mil certificados digitais, por isso a importância de manter a rede atualizada em relação às novidades do setor e as tendências tecnológicas.

O presidente do Sincor-SP, Boris Ber, declarou que a rede deveria se chamar “ID Resiliência”, porque passou, ao longo de quase duas décadas, por desafios, e segue com forte atuação. “Temos que lembrar a importância deste empreendimento aqui no Sincor-SP, valorizando o investimento de cada um. Realizamos conversas com nossos prestadores de serviços e vamos ouvir sobre as evoluções que talvez não estejamos vendo ainda, porque o mercado de certificação digital, assim como outros, sofreu transformação gigantesca, mas seremos fortes e resilientes para seguir o ritmo de crescimento que desejamos”.

Apresentando as oportunidades de mercado, Manuel Matos, diretor da ID Seguro, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia do Sincor-SP e 1º vice-presidente da Fenacor, destacou a jornada de formação do negócio de certificação digital para os corretores de seguros e da rede ID Seguro nestes quase 20 anos. “Depois do surgimento da certificação digital, a sociedade brasileira teve cada vez mais obrigatoriedades de sua utilização e, com isso, tivemos filas de clientes demandando o produto. Foi uma história linda de construção dessa infraestrutura no país, que foi o que possibilitou surgirem outras grandes estruturas de serviços digitais”.

Matos destacou que várias inovações recentes têm em comum um ponto fundamental: a autenticidade da declaração de vontade do cliente – no caso, o titular do certificado digital. “Esse papel que nós representamos de autenticar pessoas, de fazer a validação presencial do titular do certificado, atribuir a ele uma chave privativa, que é o momento em que fazemos a transição de identidade para a digital, é o que permite este mercado avançar. E ao olharmos para o futuro de que essa rede, que já tinha papel relevante, vemos que agora ganha maior relevância porque novas demandas vão surgir dessa necessidade que o Brasil tem de mitigar os riscos cibernéticos, e o maior risco cibernético hoje é a credencial frágil, por isso a atuação das ARs segue muito valorizada”.

A diretora da ID Seguro, Patrícia Paiva, comentou as mudanças que aconteceram ao longo dessas quase duas décadas e seu impacto no setor. “Com a pandemia, a validação presencial da titularidade do certificado digital foi substituída por videoconferência. Passado o momento de desafios, houve quem defendeu a volta do atendimento presencial e quem defendeu a continuidade do modelo online. Porém, quando se flexibilizam alguns requisitos, se banaliza a segurança. A rede formada por corretores de seguros tem formação, sabe trabalhar em um mercado regulado, mas agora enfrenta uma concorrência que não tem essas qualificações, mas está crescendo”, disse. “Essa flexibilização de requisitos foi importante por um momento, mas temos que ter cuidado para que novas questões como essa não aconteçam à revelia do nosso posicionamento”, destacou.

As recentes ações de Comunicação e Marketing para a ID Seguro foram trazidas por Elaine Lisbôa, gerente de Comunicação do Sincor-SP. “Estamos preparando novo site ID Seguro, que será lançado em outubro, com foco totalmente comercial, as peças institucionais ficarão nas mídias do Sincor-SP, já que é um negócio de corretores de seguros. Teremos novos materiais de marketing para as ARs e campanhas de mídia paga”, anunciou.

Empresa parceira da ID Seguro como fornecedora e prestadora de serviços de suporte (PSS), a Certisign esteve representada por Heitor Soubihe, diretor Comercial de Canais, e Pablo Manhães da Conceição, coordenador de Operações.

Heitor Soubihe apresentou a estratégia de crescimento para 2024 e 2025. “Voltar a crescer com lucratividade gerando caixa, melhorar a experiência 360° dos clientes, implantar uma máquina de vendas para atuar no mercado corporativo, criar uma nova cultura e um novo posicionamento com foco na satisfação dos clientes, focar todos os nossos esforços nas plataformas de certificados, assinaturas e identificação”, pontuou. Para isso, está sendo estruturado time para performance comercial e revisto o modelo de suportes, com a adoção de novas tecnologias.

Pablo Manhães da Conceição falou sobre operações de rede, apresentando novidades que vêm por aí, como implementação do liveness 3D na videoconferência, com o objetivo de aumentar a segurança, e uma plataforma unificada para emissão de certificados. Ele contou que também está sendo revista a estratégia de atendimento aos clientes, “buscando oferecer soluções ágeis e simples cuidando da experiência do cliente com confiança e inovação”.

Outros parceiros da ID Seguro também apresentaram oportunidades aos corretores de seguros que atuam como Autoridades de Registro. Geny Schimith, gerente da Sicoob Credicor-SP, cooperativa de crédito dos corretores de seguros, declarou que atualmente, quando todos buscam redução de custos, principalmente nas tarifas praticadas pelos bancos, o profissional corretor de seguros tem a opção de ser dono de sua instituição financeira. “Temos portfólio completo de produtos e serviços; tarifas e taxas muito mais atrativas; atendimento humanizado, empático e ético; orientação financeira; participação no lucro; ampla rede de atendimento em todo país”, defendeu a gerente.

Rodrigo Matos, superintendente Regional de São Paulo da Escola de Negócios e Seguros (ENS), apresentou os cursos à disposição dos corretores de seguros. “A ENS e o Sincor-SP têm uma parceria que oferece vários benefícios aos corretores de seguros associados, como: bolsas de estudo, com desconto de 20% sobre o valor total da mensalidade de cursos de graduação e pós-graduação (MBAs), e o Programa de Fidelidade ENS+, com o qual os associados do Sincor-SP recebem 1 ponto para cada R$ 1 investido na Contribuição Associativa do Sincor-SP e os pontos podem ser trocados por descontos em cursos”, explicou.

O evento contou ainda com sorteios de cursos da ENS, de brindes da Sicoob Credicor-SP e da Certisign, e foi encerrado com a rodada de perguntas, promovendo intensa troca de informações entre os participantes.