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A Importância de investir em canais e ferramentas de contato com os clientes

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*Rafael Salomão

O uso de novas features e possibilidades de personalização são recursos importantes para promover uma jornada fluída e assertiva

Os varejistas estão atentos às necessidades de seus clientes e redefinindo a experiência de compra digital com a introdução de estratégias inovadoras. Nesse contexto, despontam ferramentas como Smart Sales, Conversacional Commerce no WhatsApp e inside Sales, apenas para citar alguns exemplos. Essas tecnologias contribuem para simplificar a jornada do cliente e otimizar a gestão de produtos por parte dos vendedores.

Em um mundo cada vez mais conectado, a internet e as redes sociais democratizam o marketing digital e aceleram os processos de vendas, seja no varejo para o consumidor final ou até mesmo para ações entre empresas (B2B). Empresas brasileiras, cientes de que os consumidores são heavy users da tecnologia e das redes sociais, têm investido em ações e aplicações dentro de plataformas como Instagram, YouTube, LinkedIn e WhatsApp. Esses canais já se tornaram grandes aliados de profissionais e empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes áreas de atuação, seja para finalizar vendas, fidelizar ou até mesmo apoiar a divulgação de serviços ou produtos.

Dado disponibilizado pela CX Trends evidencia que aproximadamente 88% das empresas já adotam tecnologias para otimização do sistema de atendimento. Por isso, a adoção de Smart Sales e ações no WhatsApp é fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações de vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

A chave para aumentar a eficiência das vendas está na adoção de ferramentas e estratégias que podem transformar os resultados comerciais. Vamos a elas:

1. Automação como aliada das vendas

Com a adoção de Smart Sales, empresas podem automatizar processos essenciais, como o envio de mensagens personalizadas e o acompanhamento de leads, garantindo maior escalabilidade e eficiência. A adoção dessa tecnologia permite que as equipes de vendas foquem em tarefas mais estratégicas, enquanto as interações cotidianas são gerenciadas de forma automatizada, garantindo maior escalabilidade e, ao mesmo tempo, direcionamento da força do negócio para expansão e crescimento.

A integração de soluções de Smart Sales que, entre outros benefícios, automatizam o envio de ofertas e lembretes para seus clientes via WhatsApp, facilita a comunicação com grande número de consumidores de forma rápida e personalizada. Essa estratégia não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também agiliza processos de venda e pós-venda.

2. Aproximação com o cliente por meio do WhatsApp

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp se consolidou como uma das principais plataformas de comunicação entre empresas e consumidores. A possibilidade de um atendimento rápido e direto, por meio de um canal que o cliente já utiliza no dia a dia, aumenta a proximidade e fortalece o relacionamento com a marca.

3. Inside Sales: vendas remotas e otimizadas

A aplicação do modelo de Inside Sales, onde as vendas são realizadas remotamente, tem se mostrado altamente eficiente quando combinado com tecnologias como a do WhatsApp, por exemplo. As equipes podem se conectar com mais clientes em menos tempo, realizando desde o primeiro contato até o fechamento do negócio em um ambiente totalmente digital.

O uso de Inside Sales permite que a equipe de vendas capte leads, faça follow-ups e feche negócios de forma ágil, sem a necessidade de deslocamentos ou reuniões presenciais, o que otimiza o tempo e reduz custos operacionais.

4. Tomada de decisão com base em dados

As ferramentas de Smart Sales fornecem dados em tempo real sobre o comportamento do consumidor, o que possibilita ajustes rápidos nas estratégias e campanhas de vendas. O WhatsApp, por sua vez, permite monitorar o engajamento dos clientes e ajustar ofertas de forma precisa, aumentando as chances de conversão.

Por meio da análise de dados coletados de interações no WhatsApp é possível acompanhar taxas de resposta e moldar suas estratégias de marketing, garantindo maior personalização e assertividade nas ações comerciais.

*Rafael Salomão é Diretor de marketing da Junto Somos Mais, empresa de tecnologia que mantém o maior ecossistema do varejo da construção civil" que conecta pequenos e médios varejistas do setor de materiais de construção com players da indústria da construção civil.

Saiba mais | Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 10 mil lojistas comprando mensalmente.


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