4 passos para construir times estratégicos em tecnologia com talentos além da técnica

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Donato

CEO, que lidera edtech voltada à capacitação e desenvolvimento profissional no setor, discorre sobre habilidades valorizadas para se diferenciar no mercado de trabalho, no encerramento do Digitalks Expo 2024, em São Paulo

Existem fatores decisivos na hora de reconhecer um talento em programação. “Quem participa da formação de times de TI deve concordar que ir além dos aspectos técnicos é um diferencial neste processo de formação”, afirma a CEO da Rocketseat, escola de programação, capacitação e desenvolvimento profissional, Isabela Castilho. Entre eles estão o uso de ferramentas de Inteligência Artificial, as habilidades comportamentais, como comunicação, conhecimento de negócio (conhecer projetos de ponta a ponta e não necessariamente tecnologias que são trabalhadas) e proatividade, lista Castilho.

O tema “Como construir times estratégicos em tecnologia com talentos além da técnica” foi o foco de sua palestra no Digitalks, evento voltado para o universo digital e de negócios. Partindo dele, Isabela sugere a atenção a 4 aspectos para melhor desenvolver times de tecnologia:

Inteligência Artificial

Mais de 83%* dos devs brasileiros já usam IA para programar, mas a grande maioria (80%*) usa ChatGPT ou Copilot, segundo a Pesquisa Salar de Programadores Brasileiros 2024. Por isso, saber quais ferramentas podem impulsionar a produtividade é essencial.

Habilidades comportamentais

Quais habilidades comportamentais são prioridade para esse profissionais? Diferentes culturas demonstram maneiras de encarar dinâmicas de trabalho, comunicação formal, engajamento de time e até diferentes ambições de carreira. Reconhecer as expectativas e habilidades além do código, pode transformar seu time de programação.

Saber onde buscar talentos

Mais de 490% dos profissionais brasileiros trabalhavam para empresas estrangeiras entre 2020 e 2022, segundo dados coletados pela Husky, em novembro de 2022. O número de organizações brasileiras contratando globalmente em 2023 havia aumentado 50%, segundo a Deel, conforme informações mapeadas no período de doze meses a partir de junho de 2022. Entre os destaques estavam engenheiros e desenvolvedores de software. Os talentos vêm da Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos.

É preciso Investir

Para ter talentos especializados é preciso investir, e não apenas com salários. Por isso, programas de formações e cursos de especialização, sejam de curto, médio ou longo prazo, precisam estar no radar. Além disso, uma cultura estabelecida de aprendizado contínuo nas empresas pode reter (e motivar) os talentos de tecnologia por muito mais tempo.

Sobre Isabela Castilho

CEO da escola de programação Rocketseat, Isabela Castilho ocupa um cargo de alta liderança numa área predominantemente masculina. Ela começou na Rocketseat como Tech Content e acumulou promoções para Head of Community, Head of Product e Community e COO. Possui ampla experiência em temas relacionados à comunidade, sendo referência no assunto. Sua formação acadêmica contempla MBA em Gestão da Experiência do Consumidor, pela ESPM. E atualmente é colunista do Women to Watch do Meio & Mensagem.

Sobre a Rocketseat

Fundada no Brasil em 2017 por três programadores, a Rocketseat é uma escola de programação especializada que oferece cursos e eventos voltados à comunidade de devs no mercado de tecnologia brasileiro. A empresa faz parte do grupo Digital House. Ao todo, a Rocketseat já transformou a vida de mais de um milhão de pessoas por meio da educação. Isabela Castilho, 33 anos, é a CEO da Rocketseat - à frente das operações, desde abril de 2023.