O RCS está realmente revolucionando a comunicação com o cliente na América Latina?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Pal

Por Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch para América Latina

A comunicação digital está em constante mudança. Entre as muitas tecnologias emergentes, uma que está ganhando atenção é o RCS (Rich Communication Services). Mas esse avanço está realmente transformando a relação entre as empresas e seus clientes na América Latina? E mais importante, qual é o verdadeiro impacto dessa tecnologia em um ambiente tão diverso?

As mensagens móveis tornaram-se um componente essencial de nossas vidas diárias. Segundo estimativas, mais de 23 bilhões de mensagens são enviadas por dia em todo o mundo. Embora o SMS tenha sido a espinha dorsal das mensagens comerciais por anos, as expectativas mudaram: os consumidores não querem mais apenas mensagens de texto, mas experiências mais ricas e personalizadas. Nesse contexto, o RCS está surgindo como uma solução para atender a essas demandas.

Um passo além do SMS: o RCS é o que os consumidores esperam?

Em um mundo cada vez mais visual que exige experiências personalizadas, a tecnologia está evoluindo a passos largos. O que isso significa para o seu negócio? Imagine poder enviar mensagens para seus clientes que não sejam apenas informativas, mas também interativas, com imagens, vídeos e botões de call to action diretamente na conversa. É exatamente isso que o RCS nos oferece, uma oportunidade única de nos diferenciarmos em um ambiente altamente competitivo, onde experiências ricas e personalizadas são fundamentais para atrair e fidelizar consumidores.

O SMS, embora confiável, tem limitações significativas. Os usuários de hoje estão procurando interações mais dinâmicas, e é aí que o RCS entra em cena. De acordo com um estudo realizado pela Sinch em 2024, 38% dos consumidores preferem fazer contato com o atendimento ao cliente de empresas por meio de canais de mensagens móveis.

Adoção gradual com impactos tangíveis

Os resultados da implementação do RCS já são visíveis. As empresas que usam as soluções com maior interatividade estão vendo taxas de engajamento e abertura de mensagens surpreendentes, chegando a 90% em média. Casos como EasyPark e Micromania-Zing, Oriente Médio e África, respectivamente, além de diversas instituições financeiras na América Latina, conseguiram aumentar significativamente a satisfação dos clientes graças à adoção do RCS.

A adoção do RCS está ganhando um ritmo cada vez maior. Algumas marcas já estão utilizando com sucesso, mas muitas ainda hesitam devido à falta de conhecimento sobre a tecnologia. Empresas que atuam na implementação de canais conversacionais estão acelerando esse processo com soluções como o RCS Upscale, que simplifica a transição do SMS para o RCS sem custos adicionais ou complicações técnicas. Além disso, o serviço de backup de SMS garante que, quando uma parte da base de usuários não é compatível com RCS, ela seja automaticamente impactada com um SMS. Essa verificação é realizada de forma automática e transparente para o cliente, assegurando que as marcas mantenham sua conexão com o público sem interrupções durante o processo de adaptação.

América Latina: Um mercado-chave para RCS

A recente adição do RCS em dispositivos Apple com iOS 18 pode ser um divisor de águas, pois a compatibilidade com iOS e Android abre novas possibilidades para mensagens unificadas. Isso pode significar uma adoção mais ampla.

Embora o RCS ainda esteja em desenvolvimento em muitas regiões, a América Latina está posicionada como um mercado-chave para sua adoção. Com uma população cada vez mais conectada à internet e uma demanda crescente por serviços digitais, as empresas latino-americanas têm uma grande oportunidade de aproveitar o potencial do RCS para se diferenciar da concorrência e melhorar a experiência do cliente.

Em conclusão

O RCS representa uma oportunidade única para transformar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. E se não o fizerem, que oportunidades perderão enquanto seus concorrentes avançam? A revolução das mensagens está em andamento, ao oferecer experiências mais ricas, personalizadas e interativas, o RCS pode aumentar a fidelidade do cliente, melhorar a reputação da marca e gerar maior receita.

Você está pronto para dar o salto para o futuro da comunicação?

Sobre Mário Marchetti

Diretor-geral da Sinch para América Latina, uma das principais provedoras globais de comunicações em nuvem para engajamento móvel de clientes. Com mais de 20 anos de experiência em gestão e crescimento de operações tecnológicas complexas na região, com foco em vendas de TI para empresas, soluções em nuvem e inovação empresarial.