Seguradoras apostam em Inteligência Artificial para melhorar a experiência do cliente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Por Raphael Gregório, diretor de tecnologia da i4pro

A transformação digital no setor de seguros está em pleno vapor, e a inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma das principais aliadas das seguradoras para aprimorar a experiência do cliente. Segundo o Global Tech Report da KPMG, 64% dos executivos brasileiros de seguradoras planejam direcionar esforços e investimentos em tecnologia nos próximos anos, com foco na melhoria contínua do atendimento e na inovação de serviços.

A IA está cada vez mais presente em diversas etapas da cadeia de seguros, oferecendo soluções que vão desde a automação de processos até o atendimento personalizado. Algumas das principais aplicações dessa tecnologia no setor incluem:

Análise de dados: A IA permite processar grandes volumes de informações em tempo real, possibilitando uma análise precisa de riscos, fraudes e comportamentos do consumidor.
Monitoramento contínuo: Com o uso de sensores e dispositivos conectados, as seguradoras podem monitorar continuamente o estado de bens segurados, como veículos e propriedades, prevenindo sinistros e otimizando o serviço.
Personalização de contratos: Com a IA, é possível criar apólices personalizadas, adaptadas ao perfil e às necessidades de cada cliente, o que aumenta a satisfação e a retenção.
Sistemas de gestão: A automação de processos internos, como a emissão de apólices e o processamento de sinistros, melhora a eficiência operacional das seguradoras.
Atendimento ao cliente: Chatbots e assistentes virtuais, baseados em IA, oferecem suporte 24 horas, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a qualidade do atendimento.
Empresas de tecnologia, como a i4pro, têm um papel fundamental nesse processo de inovação, atuando como parceiras estratégicas das seguradoras. A empresa optou pela copilotagem, com uma solução que funciona como um assistente inteligente para desenvolvedores de software. Essa tecnologia sugere linhas de código, corrige erros, prevê problemas e até automatiza testes, permitindo que nossos desenvolvedores se concentrem em tarefas mais complexas.

A companhia realizou um estudo de copilotagem por IA ao longo de alguns meses e os resultados foram expressivos. A cobertura de testes em vários produtos da empresa aumentou, demonstrando a eficácia da solução. A partir dessa implementação em algumas áreas, a companhia já pretende expandir para todos os produtos, conforme os resultados se mantenham positivos.

Segundo dados da consultoria Next Move Strategy, cerca de 24% das empresas do setor de seguros já utilizam a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar operações. Essa tendência reflete o movimento global de digitalização no setor, que busca não apenas melhorar a eficiência, mas também oferecer uma experiência mais próxima e relevante para os clientes.

Com essa evolução, as seguradoras brasileiras se posicionam na vanguarda da inovação, ao lado de parceiros tecnológicos como a i4pro, que seguem atentos às novas demandas do mercado, garantindo que todos prosperem nesse novo cenário.