Brasil,

Queda na relevância do ESG no varejo brasileiro, aponta pesquisa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aurelio Guerra
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Pesquisa revela que, apesar da alta consciência sobre ESG, a prática e os investimentos das marcas diminuem, impactando a decisão de compra dos consumidores

O estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024”, realizado pela Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), revela uma queda significativa na importância das práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) no comportamento de compra dos brasileiros. O levantamento, que analisou 2.990 ocasiões de compra em 10 categorias-chave do varejo, mostra que o score de impacto ESG caiu de 50% em 2023 para 43% em 2024.

O estudo mostra uma queda no score de impacto ESG no varejo, que passou de 50% em 2023 para 43% em 2024. Todas as 10 categorias analisadas apresentam quedas, sendo as mais significativas em Papelaria, com uma redução de 10 pontos, Alimentação, com uma queda de 9 pontos, e Material de Construção, que também diminuiu 9 pontos.

Os componentes ESG também apresentaram quedas consideráveis. O componente ecológico caiu de 46% para 40%, o componente social reduziu de 50% para 42%, e o componente de governança passou de 53% para 45%.

“Os consumidores brasileiros estão enfrentando um cenário econômico desafiador, e isso pode explicar a queda no impacto das práticas ESG nas decisões de compra. Quando o bolso aperta, as pessoas tendem a priorizar preço e conveniência sobre questões mais amplas, como sustentabilidade. Embora ainda valorizem os esforços das empresas em áreas como reciclagem e combate ao desmatamento, o ESG acaba ficando em segundo plano na hora de escolher onde e como gastar. A expectativa é alta, mas o comportamento de compra reflete um foco maior nas necessidades imediatas”, aponta Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

As expectativas dos consumidores em relação às ações ESG das empresas permanecem altas. Entre as principais prioridades destacadas estão a criação de oportunidades de emprego, mencionada por 47% dos entrevistados, a redução de lixo e incentivo à reciclagem, com 46%, a qualidade da água e combate ao desmatamento, com 45%, e a redução de emissões de carbono, com 44%.

Desafios e Barreiras

O estudo destaca um descompasso entre a alta consciência sobre ESG e a prática efetiva dessas ações. Apesar de 88% dos consumidores considerarem o tema importante, isso não se traduz em escolhas práticas devido a vários fatores.

O cenário econômico pós-pandemia contribuiu para a redução nos investimentos ESG pelas empresas, o que foi percebido pelos consumidores. Segundo o levantamento, há um crescente ceticismo em relação às práticas ESG das empresas, com muitos consumidores desconfiando de ações de greenwashing.

Outro desafio significativo é a acessibilidade. O estudo mostra que os produtos sustentáveis frequentemente têm preços mais altos, o que impede muitos consumidores de optar por esses itens em um contexto de instabilidade econômica.

Por fim, há uma lacuna na educação e comunicação sobre ESG. Cerca de 41% dos consumidores ainda não sabem o que é ESG, o que demonstra a necessidade de uma comunicação mais eficaz por parte das empresas, mostrando como essas práticas podem impactar diretamente a vida dos consumidores.

Serviço Latam Retail Show – 8ª edição
Data: de 17 a 19 de setembro
Local: Expo Center Norte São Paulo

Sobre o Latam Retail Show

Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o mais completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 900 horas de conteúdo, 1.400 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.

Sobre a Gouvêa Consulting

A Gouvêa Consulting é uma empresa de consultoria focada no desenvolvimento de projetos personalizados totalmente focados no cliente usando as mais inovadoras soluções tecnológicas disponíveis. Tem como objetivo entregar desde da estratégia até a execução com resultados com resultados surpreendentes.

Sobre a Gouvêa Experience

A Gouvêa Experience é a maior plataforma de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina. Por meio dos seus eventos, a Gouvêa atrai e consolida as frentes de opinião de vanguarda sobre o varejo e o consumo no Brasil e no mundo.

A empresa faz parte da Gouvêa Ecosystem, grupo composto por 21 empresas integradas ao ecossistema de negócios dedicadas a apoiar e promover a evolução dos setores que atual em quatro verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. A Gouvêa Ecosystem é membro do Ebeltoft Group - consórcio global com empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo com atuação em 22 países.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar