4 dicas para aproveitar melhor o TikTok nas suas vendas online

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Ghirello

Ana Clara Magalhães, do Ecommerce na Prática, defende o potencial da plataforma para empreendedores expandirem suas vendas

Os empreendedores já entenderam que precisam marcar presença nas redes sociais e outras plataformas para se conectar com seu público e aumentar as vendas. Contudo, o desafio é aprender a se comportar em cada uma delas para ter melhores resultados. No TikTok, por exemplo, que tem 1,12 bilhão de usuários ativos mensais, de acordo com a Sensor Tower, esse aprendizado pode ser a chave para o sucesso.

“Existem diversas empresas, de diferentes portes, que se consolidaram e multiplicaram o faturamento graças ao TikTok. Tudo com estratégias bem mais simples do que pode parecer”, ressalta Ana Clara Magalhães, senior manager de aquisição do Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce do mundo.

Ela explica que as pessoas estão acostumadas com a ideia de abrir um negócio e só então ingressar nas mídias sociais para atrair clientes. No entanto, o poder de alcance do TikTok faz com que seja possível já consolidar uma audiência e gerar desejo em cima do seu produto antes mesmo da loja abrir, e com baixo investimento.

“É possível apostar em mostrar o processo de criação da loja, os bastidores do negócio e os produtos que você vai vender, de modo que possa já se conectar com a comunidade antes mesmo do lançamento. E, embora não seja obrigatório, ainda pode potencializar isso usando o TikTok Ads, enquanto cria uma base quente para sua estratégia de performance”, afirma Magalhães.

A seguir, ela dá outras dicas para começar a usar a ferramenta em prol do seu negócio. Confira:

1. Conheça a plataforma

Cada plataforma de mídia tem um perfil diferente de funcionamento, e o TikTok é bastante singular em seu potencial de alcance, porque valoriza a história que está sendo contada e não necessariamente o autor e seu número de seguidores. Com um storytelling bem direcionado, é possível conquistar consumidores e defensores para a sua marca de forma orgânica. Isso ocorre porque a entrega de conteúdo é diferente das outras redes sociais, que dependem mais das suas conexões.

2. Encontre a sua comunidade

O TikTok foi desenhado para entender sinais de interesse e distribuir os conteúdos para os grupos de pessoas que têm esses interesses em comum. Por lá, esses grupos são conhecidos como “comunidades”, como a comunidade Booktok. Nem toda comunidade tem um nome específico, mas todas possuem comportamentos e modelos de conteúdo que são mais consumidos entre as pessoas que se interessam por aquele tema. Por isso, entender sua comunidade será essencial para potencializar suas vendas na plataforma.

Para entender como seu nicho se comporta dentro da plataforma, pesquise conteúdos e comunidades usando as palavras-chave que mais têm a ver com seu negócio. Essa estratégia vai te ajudar a compreender o que seus possíveis clientes e defensores da marca estão consumindo, engajando e falando a respeito do universo onde sua marca está inserida

3. Crie de conteúdos nativos

Um dos maiores erros que as marcas podem cometer é simplesmente reutilizar conteúdos de outras plataformas, sem considerar as particularidades do TikTok. Para criar conteúdo eficaz no TikTok, é essencial entender a cultura da plataforma, que valoriza autenticidade e espontaneidade. Esqueça os vídeos super produzidos e aposte no simples e genuíno - vídeos de bastidores, que narram o dia a dia do seu negócio, podem ser muito bem recebidos, por exemplo. Além disso, foque em falar a língua da comunidade, capturar a atenção rapidamente e ser envolvente do início ao fim.

4. Aposte no marketing de influência

Não é obrigatório, mas trabalhar em parceria com criadores de conteúdo do seu nicho e de nichos complementares é uma estratégia que dá resultados. Eles funcionam como porta-vozes da sua marca, ampliando seu alcance, mostrando seu produto e gerando o desejo de compra entre os próprios seguidores. E isso não significa apenas apostar em grandes personalidades; você pode fechar parcerias com criadores menores, mas que têm relevância dentro do seu nicho, como a loja UTAN e a Belas Garden fazem.

Ana Clara Magalhães é senior manager de aquisição do Ecommerce na Prática, unidade de educação da Nuvemshop, intraempreendedora, palestrante e criadora de conteúdo especializada em negócios online. Pós-graduada em gestão de marketing, ela também foi responsável por desenvolver a estratégia de conteúdo da maior escola de e-commerce do país e, desde 2018, compartilha seu conhecimento ministrando treinamentos e criando conteúdos focados em auxiliar empreendedores a alcançarem o sucesso nas vendas online.

Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática é a maior escola de e-commerce do mundo, uma das 10 maiores iniciativas de conteúdo educativo do Brasil e parte do ecossistema Nuvemshop. Com o propósito de reduzir as barreiras das vendas online por toda América Latina para que qualquer pessoa possa viver de e-commerce, a escola já reúne mais de 38 cursos e 450 aulas em um único lugar, tendo transformado a vida de mais de 130 mil empreendedores.