Seguro Rural: i4pro apresenta solução tecnológica para o setor agro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  i4pro

Com objetivo de simplificar a emissão de cotações para segmento, i4pro aposta no Módulo Rural, que acompanha todo o fluxo de informações para o processamento adequado das apólices

A indústria agro segue em constante crescimento no Brasil; com isso, o segmento de seguro Rural deve acompanhar essa elevação para suprir as necessidades do setor. Segundo a Síntese Mensal da Superintendência de Seguros Privados (Susep), os seguros de danos e pessoas, onde está inserido o segmento rural, apresentaram arrecadação de R$ 98,91 bilhões, com crescimento de 10,11% frente ao mesmo período de 2023.

Para atender a essas demandas, as seguradoras têm apostado cada vez mais em modalidades voltadas a esse setor, buscando atender, de forma personalizada, às necessidades específicas para o agro.

Neste sentido, a i4pro, líder em soluções de tecnologia para o mercado segurador brasileiro, criou uma solução específica para o segmento rural, que permite emissões de cotações, propostas e apólices, além da administração dos documentos emitidos pelas seguradoras que atendem ao setor.

O “módulo”, como é chamado, foi projetado para simplificar a emissão de seguros rurais personalizados, guiando-o desde a entrada inicial de informações até a emissão final da apólice. Ao longo deste fluxo, é possível verificar que o módulo possui uma abordagem intuitiva e eficiente para obter as informações necessárias, processar a cotação, receber a proposta detalhada e emitir a apólice.

Soluções como essas trazem mais benefícios às seguradoras contratantes, como maior agilidade em processos de sinistro, otimizando a eficiência das seguradoras e proporcionando uma resposta mais rápida em momentos críticos.

Os produtores estão buscando, cada vez mais, seguros personalizados para atender suas necessidades. Assim como se busca agilidade para resolver um sinistro de carro, é necessário velocidade para resolver ocorrências na área rural, explica Rodrigo Orlandini, diretor de Produtos da i4pro.

A utilização desse módulo também inclui a possibilidade de captação de subvenção junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que permite uma maior agilidade na elaboração da proposta da apólice e uma cobertura mais ampla e customizada.

Essa tecnologia junta-se a outras disponíveis no mercado para trazer maior eficácia às seguradoras. Entre elas, por exemplo, está o uso de sensoriamento remoto e análise de dados geoespaciais, que permitem uma avaliação de riscos mais precisa, resultando em precificação mais justa e personalizada para os agricultores, ou na detecção precoce de condições adversas, permitindo a implementação de medidas preventivas, com redução significativa dos sinistros.