Brasil,

Brasil tem em média 40 roubos de cargas por dia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tamires Jesus
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ataques ao transporte de cargas impactam diretamente no preço dos produtos

Historicamente, o Brasil enfrenta um grave problema de segurança no transporte de cargas, que vem crescendo ano após ano, e que, em 2024, chegou a uma média alarmante de 40 roubos por dia no País, segundo a Overhaul. As ações criminosas ocorrem em sua maioria em dias de terça-feira (21%) e no período da tarde (42%). Ainda de acordo com os dados, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro (principalmente pelo alto volume) são os mais atingidos por esse tipo de crime, representando 44% e 35%, respectivamente, do total.

Crimes desse tipo aumentam a insegurança dos transportadores, já que 93,86% deles são violentos. Com relação aos produtos foco dos criminosos, não há uma preferência, já que é justamente o segmento “Diversos” o líder da lista (44%), seguido por “Agronegócio” (12%), “Eletrônicos” (11%), “Tabaco” (7%), “Alimentos e Bebidas” (7%), “Veículos e Autopeças” (6%) e “Bebidas Alcoólicas” (3%).

Segundo o especialista em operações logísticas e seguros de transporte, Sylvio Bispo, o roubo de cargas afeta diretamente a economia do país. “Os constantes roubos de cargas representam um grande prejuízo para as empresas de transporte e seguradoras, que muitas vezes são obrigadas a absorver parte do prejuízo. Além disso, os danos causados aos veículos, às vidas dos profissionais envolvidos e a interrupção das operações logísticas também geram custos adicionais. Esses prejuízos acabam sendo repassados para o consumidor final, que acaba pagando mais caro pelos fretes e produtos devido aos altos investimentos em segurança e gerenciamento de riscos”, explica Bispo.

Fundador da primeira Insurtech de mobilidade de cargas do Brasil, a SmartLoad, Sylvio acredita que os roubos desencadeiam grandes impactos econômicos. “Com o aumento dos custos de segurança e seguro para as cargas, as empresas acabam reduzindo seus investimentos em outros setores, o que pode prejudicar o seu crescimento econômico. Além disso, o aumento no preço dos produtos pode impactar o poder de compra da população e gerar inflação, afetando a estabilidade econômica do País”, comenta o executivo.

No mercado há 3 anos, a SmartLoad aposta no uso de tecnologias para oferecer ao ecossistema logístico securitário soluções que impactam em um mercado mais integrado, inovador, eficiente, seguro e sustentável. Uma das soluções desenvolvidas pela empresa, a SmartBox 3.0, tem objetivo de simplificar a comunicação do embarque e ativar o seguro de cargas, sendo a única ferramenta do mercado com 100% de acurácia, sem falhas nas averbações.

Sobre a SmartLoad

A SmartLoad é a 1ª Insurtech de Mobilidade de Carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, 1ª plataforma de comunicação de embarques com 100% de acurácia na averbação e do SmartDriver, módulo com soluções securitárias inovadoras e de gerenciamento de risco inteligente para gestão de profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar