Brasil,

Medir o turnover é ação prioritária para reduzir riscos de desligamentos em startups, aponta especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Teresa Mazetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Medir o turnover é ação prioritária para reduzir riscos de desligamentos em startups, aponta especialista

Diretora de RH da Triven explica como o acompanhamento de métricas sobre pedidos de demissão pode ajudar gestores de RH a tomar melhores decisões

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, a busca por maior reconhecimento na carreira, salários mais altos e menos estresse no dia a dia estão entre os principais motivos que levam funcionários com carteira assinada a pedirem demissão no Brasil. Quem faz a gestão de RH no segmento de startups vê a influência dessas mesmas causas nos pedidos de desligamento - movimentação que ganhou o nome de turnover, ou seja, trata-se da taxa de rotatividade das empresas.

“Desvalorização salarial, contratações equivocadas, líderes que não correspondem às expectativas, falta de oportunidades de desenvolvimento e distanciamento da cultura organizacional estão entre os principais fatores que impulsionam o turnover em startups”, comenta Lilian Carina, diretora de Recursos Humanos da Triven, empresa de backoffice para pequenos e médios negócios. Desde 2022, a Triven oferece o serviço de RH sob demanda, com a alocação de equipes da área de recursos humanos em empresas que precisam estruturar a área.

Segundo a especialista, ainda que as causas para turnover variem, a responsabilidade costuma ser da própria empresa. “Em certos casos, os gestores podem atribuir a saída do funcionário à falta de desempenho dele. No entanto, é preciso avaliar se a contratação foi correta e se foram criadas as condições necessárias para que a pessoa pudesse se desenvolver e entregar melhores resultados”, explica Lilian.

Para mitigar o problema - independentemente do que o motivou - , ela diz que a primeira providência a ser adotada pelas empresas é a medição do turnover.

“Acompanhar as taxas de rotatividade ao longo do tempo permite a observação de padrões, ajuda a prever problemas futuros de RH e a realizar medidas proativas”, contextualiza. Além disso, ela destaca que a ação permite que gestores avaliem se as estratégias de retenção estão sendo bem-sucedidas ou não.

"Também é importante ressaltar que, em um mercado de trabalho competitivo, a alta rotatividade pode afetar a reputação da empresa. Medir o turnover auxilia no desenvolvimento de uma marca empregadora coerente e positiva. Outro ponto que destaco é a possibilidade de identificação de setores problemáticos. Se o maior número de desligamentos acontece em um departamento específico, por exemplo, o setor de RH precisa entender quais problemas estão acontecendo ali que levam a esse padrão de comportamento", finaliza Lilian Carina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar