Diabetes e dislipidemia são as patologias mais comuns entre os participantes do programa de crônicos da Bradesco Saúde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bradesco Saúde

Com objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários, por meio de incentivos à adoção de rotinas e hábitos saudáveis, a Bradesco Saúde mantém há 15 anos o programa de gerenciamento de crônicos. De acordo com o levantamento feito pela operadora, as patologias do grupo endócrino-metabólico, representadas pela dislipidemia (nível elevado de colesterol) e pelo diabetes, correspondem a mais da metade (54%) dos participantes do Programa de Crônicos, seguido dos beneficiários do grupo cardiovascular, com 41%, representado, principalmente, pela hipertensão.

A iniciativa da Bradesco Saúde voltada ao cuidado de pacientes crônicos faz parte do portfólio de programas do Juntos pela Saúde, que disponibiliza uma série de ações de prevenção e promoção a saúde, proporcionando o bem-estar físico e emocional. São elegíveis a este programa, os portadores de patologias cardiovasculares, endócrino-metabólicas e respiratórias, que quando controladas, normalmente, possuem uma tendência a permanecer clinicamente estáveis.

“O Programa de gerenciamento de crônicos é um incentivo para que nossos beneficiários conquistem e se beneficiem de um estilo de vida saudável. Os participantes do programa contam com um plano de cuidado personalizado, realizado por equipe multidisciplinar, respeitando a relação médico-paciente e tendo como base os protocolos das sociedades médicas específicas, além da tranquilidade de uma central de emergências medicas, 24 horas por dia, 7 dias por semana para qualquer intercorrência”, esclarece Maria Beatriz Padilha, superintendente-executiva da Bradesco Saúde.

Diabetes e colesterol entre os brasileiros

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto. O elevado número de pessoas com a patologia é um sinal de alerta, já que se trata de uma das principais causas para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O colesterol elevado no sangue aumenta risco de doenças como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica. É fundamental consultar o médico para avaliar os exames de sangue de rotina e a presença de fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo e histórico familiar.

Já o diabetes atinge cerca de 10% da população brasileira e as mulheres são maioria entre os portadores, de acordo com a pesquisa Vigitel 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia, o que pode gerar uma série de complicações, como no coração, nos olhos, nos rins e nas artérias.

A prática de atividades físicas e a alimentação saudável estão entre as medidas aconselháveis para prevenção de doenças crônicas como o diabetes. Os tipos 1 e 2 são os mais frequentes. O tipo 1 ocorre em cerca de 10% dos diabéticos e é causado pela destruição das células produtoras de insulina, e o 2 é diagnosticado em 90% dos casos, resultando da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina.