Marketing e atendimento: unidos para aumentar as vendas
Esses dois setores caminham na mesma direção para aperfeiçoar a relação com os consumidores
São diversas as questões a serem levadas em consideração quando se gere um estabelecimento e, tendo em vista a complexidade das demandas, alguns quesitos podem ficar em segundo plano. Todavia, a publicidade não pode ser um deles, assim como o apoio ao comprador. Isso porque, essas duas áreas, além de andarem juntas, são responsáveis pela relação do negócio com o grupo de pessoas o qual se pretende atingir.
Marketing e atendimento nas empresas
Normalmente, as propagandas são pensadas de maneira B2C (Business to Consumer), porém, quando se trata de corporações Business to Business, não se apresenta o produto ao consumidor final, porém a publicidade é direcionada a funcionários daquela instituição. Dessa forma, independentemente de qual o direcionamento do conteúdo, o foco precisa estar no ser humano e a criação de uma conexão assertiva. Logo, a investigação de quem é o decisor de uma aquisição é o primeiro passo. Após essa determinação, chega a hora de influenciar até a ação esperada. Nesse momento, a estrutura da corporação entra em cena como fundamental, além dos tipos de produtos atrelados a ela.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), durante o primeiro trimestre de 2023, o e-commerce no Brasil alcançou R$ 40 bilhões. Se o intuito é alavancar o movimento nas lojas, o interesse pelos hábitos de consumo da audiência é crucial para realizar lançamentos de êxito. Nesse sentido, o time de marketing está diretamente associado, definindo a persona, tipo de produto e o mercado atuante. “Essa pesquisa se mostra significativa para atingir o consumidor da melhor forma possível, sem causar incômodo ou fadiga. O comportamento rotineiro definirá como e quando será a exibição da mensagem”, explica Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
Uma relação estratégica com o público aumenta os resultados
Em eventos sazonais, como a Black Friday, dia dos namorados, mães, pais e crianças, páscoa ou Natal, por exemplo, a análise é ainda mais indispensável, devendo iniciar com semanas de preparo. Assim, ter em mente informações como: quando a atividade on-line é mais constante e o momento mais provável de disposição à compra auxilia na definição da jornada do cliente. “Alguns tópicos são relevantes nesse processo. A compreensão das atitudes do alvo antecipa suas necessidades; assim como uma segmentação inteligente e estruturação de ofertas personalizadas, foca nos indivíduos certos e aumenta a conversão”, indica o especialista.
Nesse sentido, outra ação inteligente é um monitoramento em tempo real, auxiliando com possíveis ajustes estratégicos baseados em métricas assertivas. Por fim, é essencial entender como o relacionamento não acaba após a transação feita, uma análise pós-campanha e engajamento posterior mantém o envolvimento para fidelização. “As empresas precisam compreender como é muito mais fácil reter alguém já encantado pela marca se comparado a conquistar novos sujeitos. Garantir uma experiência cativando essa galera pode render grandes frutos a longo prazo”, esclarece Sanches.
Com essa realidade em mente, torna-se interessante para as organizações adotarem práticas tecnológicas de automação de tarefas. Essa união visa maximizar resultados, elevar a produtividade e entregar um serviço de excelência, mas pode ainda impactar diretamente na quantidade de vendas finais. “A inserção de chatbots no cotidiano das entidades consegue aprimorar o contato com os interessados, abrangendo a assistência a 24h por dia durante toda a semana. A configuração permite estabelecer respostas automáticas simples e diretas a dúvidas frequentes, agilizando o procedimento para todos os envolvidos”, garante o gestor.
A oportunidade se destaca ao nível de 60% dos consumidores preferirem o autoatendimento para perguntas simples. Assim, locais com esse tipo de possibilidade podem superar seus concorrentes em 25% nas métricas de satisfação. A ferramenta se resume a um programa de Inteligência Artificial (IA), o qual simula conversas com humanos. Eles podem ser encontrados em sites, apps de mensagens e plataformas de mídia, fornecendo suporte e até mesmo realizando transações. Desse jeito, chamam a atenção com maior disponibilidade, retorno ágil, redução de custos, coleta de dados e personalização.
Fonte: Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
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