Brasil,

Declaração Conjunta do B20 e L20 Sobre o Futuro do Emprego é entregue ao G20

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mirella Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Documento entregue aos líderes do G20 destaca a importância de desenvolver resiliência e promover a paz, além de avançar no crescimento econômico inclusivo e sustentável, e responder às transformações ambientais para assegurar uma transição justa

O B20, fórum do setor privado, e o L20, grupo que representa os interesses dos trabalhadores, se uniram para lançar uma declaração conjunta, abordando temas essenciais para o futuro do trabalho e a sustentabilidade global. O documento, apresentado durante evento em Fortaleza, enfatiza a necessidade de desenvolver resiliência, promover a paz e avançar no crescimento econômico inclusivo e sustentável. A iniciativa busca encontrar um terreno comum entre empregadores e trabalhadores, ressaltando a importância da colaboração para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas e a transição digital, assegurando assim uma transição justa.

A declaração conjunta do B20-L20 foi lançada em Fortaleza, na mesma semana em que aconteceu a Cúpula do L20 e a Reunião de Ministros do Trabalho do G20, liderada pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho.

Os líderes do B20 e do L20 destacaram a importância de equipar a força de trabalho com as habilidades necessárias para prosperar em um ambiente em constante mudança, impulsionado por avanços tecnológicos como a inteligência artificial e a digitalização. A declaração conjunta sublinha a necessidade de implementar políticas que incentivem o aprimoramento profissional (upskilling) e a requalificação (reskilling), com foco em competências digitais e práticas sustentáveis.

Além disso, o documento solicita um apoio financeiro mais robusto e acesso facilitado a crédito para micro, pequenas e médias empresas, que são fundamentais para a criação de empregos formais em muitos países. Essa medida visa acelerar a adoção de tecnologias digitais e práticas sustentáveis, contribuindo para uma transição justa e inclusiva.

“A natureza do trabalho está mudando rapidamente. Avanços tecnológicos, como inteligência artificial, automação e digitalização, estão remodelando as indústrias. As mudanças climáticas também impactam as economias e sociedades em todo o mundo, exigindo um esforço conjunto para a transição para um futuro mais verde e sustentável. Novas oportunidades são criadas, mas também trazem o risco de tornar muitos empregos e habilidades obsoletas. É essencial equipar nossa força de trabalho com as habilidades necessárias para prosperar. Melhorar a qualidade da educação, promover a reciclagem e o aprimoramento de habilidades e fomentar o aprendizado ao longo da vida são passos importantes”, afirma Walter Schalka, Chair da força-tarefa de Emprego e Educação do B20.

Sobre a declaração conjunta, Roberto Suárez, Secretário Geral da OIE, diz: “Não há nada mais insustentável para o planeta do que uma sociedade sem oportunidades de emprego adequadas. A agenda e o programa da “transição justa” não podem ficar para trás nas discussões da COP. Precisamos de parceiros sociais e ministros do trabalho muito mais envolvidos.”

A declaração conjunta B20-L20 está em alinhamento com a Declaração do Centenário da OIT para o Futuro do Trabalho e destaca a importância de uma ação coordenada entre governos, empregadores e trabalhadores. O documento será entregue aos líderes do G20, com um apelo para que se comprometam com políticas de trabalho que promovam o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos, visando a inclusão socioeconômica e a eliminação da pobreza.

A declaração conjunta B20-L20 pode ser lida na íntegra no site do B20 Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar