Como sua empresa pode se beneficiar da inteligência artificial para aumentar a produtividade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aurimar Monteiro

A Lanlink vem auxiliando empresas e órgãos públicos a se beneficiar com o uso dessa tecnologia, além de aplicar o uso de IA para melhorar processos internamente

A evolução da tecnologia fez a Inteligência artificial ganhar espaço na agenda de discussões, bem como se tornar uma opção para ampliar a produtividade em empresas privadas e órgãos públicos. Entretanto muitas dúvidas ainda pairam sobre os resultados que podem ser obtidos, como implementar e quais soluções escolher. A Lanlink, empresa integradora de tecnologia da informação com 35 anos de atividade no Brasil, acompanhou diversas transformações nos processos de TI e vem atuando para auxiliar os interessados em aplicar a Inteligência Artificial nos seus negócios.

A própria empresa teve ganhos internamente por meio de soluções relacionadas à IA. Os colaboradores ampliaram as facilidades quanto ao acesso às políticas de compliance da companhia por meio de uma solução na intranet. Fazendo uma pergunta em linguagem natural sobre o tema para um agente virtual de IA, o usuário vai direto ao ponto que interessa e obtém respostas em questão de segundos.

“Conseguimos poupar o tempo do colaborador quanto a dúvidas sobre o compliance. Por exemplo, se um novo funcionário quer saber se pode dar um brinde de presente para um cliente, basta que ele questione ao agente e sane suas dúvidas. A Inteligência Artificial criada está apta inclusive a responder quando há erros gramaticais. Dessa forma, o funcionário poupa tempo que perderia tendo de buscar e acessar arquivos na nossa rede com a documentação do sistema de compliance”, explica diretor da BU de Business Transformation da Lanlink, Sérgio Ricardo de Freitas.

Benefícios da IA

O case interno da Lanlink é uma mostra de como a inteligência artificial pode proporcionar benefícios aos funcionários de uma companhia ao poupá-lo de determinados tipos de trabalho e aumentando sua satisfação. “Se a empresa fornece ao funcionário uma ferramenta que o poupa de um trabalho ‘braçal’, está contribuindo para o aumento da produtividade do funcionário, da própria empresa, e para o aumento da satisfação do colaborador”, salienta Sérgio Ricardo.

A inteligência artificial pode ser usada, por exemplo, para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas – liberando funcionários a se concentrarem em tarefas mais complexas ou estratégicas. Também auxilia na tomada de decisões e aprimoramento em processos de negócios. Por meio da inteligência artificial, podem se obter insights valiosos e recomendações que podem ajudar os funcionários a tomar decisões mais informadas e aprimorar seu desempenho.

Há diversos fatores que definem o tipo de solução ou soluções aplicadas em cada cliente, como setor de atuação, tamanho, complexidade, orçamento disponível e experiência no uso da IA. Segundo Sérgio Ricardo de Freitas, os indicadores de produtividade que registram melhoria quando se utiliza a inteligência artificial são:

- Eficiência operacional;
- Precisão;
- Velocidade de processamento;
- Qualidade do trabalho;
- Redução do tempo de inatividade do funcionário;
- Aumento da satisfação do cliente.

“O uso da IA proporciona mais eficiência e precisão no uso da tecnologia. Ela pode ajudar a reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e melhorar a tomada de decisões. Além disso, a IA pode fornecer uma vantagem competitiva e ajudar a empresa a se manter à frente da concorrência”, complementa o diretor da BU de Business Transformation da Lanlink.

Sergio Ricardo, diretor da BU de Business Transformation da Lanlink.

Sobre a Lanlink

A Lanlink tem como objetivo contribuir com a competitividade e consequente sucesso de seus clientes, e conta com o apoio de mais de 1000 colaboradores, tendo sido eleita pela 7ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW- Great Place to Work. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos.