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Três KPIs que as marcas devem acompanhar para transformar dados em vendas online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Menezes
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Especialista em trade marketing digital no e-commerce destaca que a gestão interna com base em indicadores é fundamental para conquistar os resultados desejados

Dados da pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Opinion Box, mostram que 67% dos consumidores compram produtos online que, até algum tempo atrás, não imaginavam que comprariam em lojas virtuais. Para Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT, maior empresa de trade marketing digital do Brasil e referência em inteligência no setor, isso é reflexo da melhora na comunicação e informações que marcas e os e-commerces oferecem aos clientes, e acontece, principalmente, porque eles estão se aprimorando no uso de dados para acompanhar e otimizar o desempenho de suas estratégias na venda online.

“Os dados são os ativos mais valiosos e exercem um papel primordial na tomada de decisões estratégicas das marcas e essenciais para proporcionar uma melhor experiência no e-commerce. Um modo de coletar, em tempo real, informações do que está acontecendo nas interações entre os compradores e os produtos, por exemplo, é por meio de vitrines digitais, ferramenta que permite que as marcas direcionem conteúdos informativos para o shopper no e-commerce e, em contrapartida, devolve inteligência em forma de um dashboard repleto de dados e insights”, reforça a Cientista de Computação com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade.

Assim como no on e no off, o sucesso de um negócio não está relacionado apenas em oferecer produtos de qualidade, bons preços e experiência enriquecedora ao cliente, a gestão interna é crucial para conquistar os resultados desejados. Por isso, é fundamental definir e monitorar KPIs (Key Performance Indicator - que em português significa indicadores-chave de desempenho) de e-commerce, já que impactam diretamente nas estratégias dos negócios.

“Não adianta nada uma marca ter dados e não saber usar de forma estratégica, seja para vender mais para um cliente novo ou fidelizar os antigos. Para transformar dados de qualidade em ações estratégicas que melhorem as vendas online é preciso ficar atento aos principais KPIs”, destaca Andrea.

Diante disto, a CEO da STANDOUT elencou três dos principais KPIs que as marcas precisam estar atentas para uma boa execução de estratégias de trade marketing digital no e-commerce. Veja a seguir:

1. Sortimento e disponibilidade

Com as soluções adequadas, as marcas podem acompanhar se a disponibilidade do seu portfólio de produtos (sortimento) está correta e sendo ofertado em todos os pontos nos quais o cliente pode colocar o produto no carrinho de compras. Além disso, as marcas devem estar muito atentas se o e-commerce está com o estoque suficiente do produto para ofertar ao consumidor. Mas se a estocagem estiver próxima do fim, a solução deve ajudar as marcas a se antecipar e realizar as reposições de forma proativa, minimizando os cenários de ruptura e consequente perda de vendas.

2. Conteúdos digitais

Com o uso de vitrines digitais, também conhecidas como conteúdo enriquecido, aliado ao mapa de calor é possível compreender a receptividade do comprador junto aos conteúdos disponibilizados e fazer os constantes ajustes necessários para que a informação traga confiança ao consumidor na hora da compra. Além disso, acompanhar este KPI de engajamento do consumidor, permite estar próximo de seus clientes e mais perto de transformá-lo em um cliente frequente.

3. Preço: atual, tendência e histórico

Acompanhar como está a tendência e variação dos preços praticados de seus produtos e como ele se compara com o benchmark da categoria é fundamental para se destacar frente aos concorrentes. A partir de dados públicos e disponibilizados pelos próprios e-commerces, algumas ferramentas oferecem às marcas acesso a um relatório completo com o preço atual, a tendência e o histórico ao longo do tempo de seus produtos e dos demais produtos comercializados pelos varejos.

Sobre a STANDOUT:

A STANDOUT é a maior empresa de trade marketing digital e referência em inteligência no setor. A martech viabiliza diversas ações de trade marketing digital por meio de soluções tecnológicas que aumentam a conversão, audiência e o engajamento do comprador, além de devolver inteligência em forma de um dashboard repleto de dados e insights. Com um portfólio completo de produtos, o destaque vai para a vitrine digital, que permite que as marcas direcionem conteúdos informativos para o comprador no e-commerce. Fundada em 2015, a STANDOUT oferece uma plataforma, no modelo Software as a Service (SaaS) e hoje conta com grandes clientes, mais de 300 das maiores marcas do Brasil, incluindo Coca-Cola, Kimberly Clark, Kellogg's, Ferrero, AstraZeneca e Eurofarma; e é responsável por publicar e distribuir, tempo real, vitrines digitais em mais de 250 e-commerces parceiros.


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