3 técnicas de merchandising que ajudam a vender mais
Estratégia de marketing busca promover um produto ou serviço no ponto de venda
Segundo o Panorama de Vendas 2023, produzido pela RD Station, 93% dos profissionais da área de vendas concordam que bons resultados dependem de uma estratégia bem estruturada. Um dos aliados nesse processo é o merchandising, um conjunto de técnicas aplicadas ao marketing, que tem como objetivo promover a apresentação e visualização de produtos no ponto de venda.
Estas técnicas tem como objetivo gerar ações no ponto de venda, a fim de potencializar a rentabilidade do negócio, exibindo produtos no melhor local, da melhor forma, durante o período necessário, pelo melhor preço e na quantidade correta, para obter os resultados esperados. Vale destacar que o merchandising é apenas uma das diversas possibilidades de realizar ações de marketing.
Com a proposta de ajudar a potencializar os resultados e atrair mais consumidores, a Gofind, empresa de soluções Online-to-Offline, lista três técnicas de merchandising:
1. Campaign – Based Merchandising
Baseado na segmentação de usuários de forma pré-definida, esta técnica utiliza o cruzamento de dados do perfil do usuário, histórico e ações em comum, e considera o comportamento ou interesse similares que as pessoas demonstraram no ponto de venda para criar ações personalizadas e mais assertivas.
2. Contextual Merchandising
Conhecido como merchandising dinâmico, nesta técnica, as informações, promoções ou descontos são customizados por meio de estudos de perfis pessoais, para disparar uma promoção única para cada cliente.
3. Algorithmic Merchandising
É customizado ou microssegmentado, de acordo com algoritmos específicos de comportamento. Nesse caso, o anúncio pode ser veiculado para uma única pessoa, enviando promoções com base nas suas ações, compras ou histórico de buscas na internet.
Assim como a exibição de produtos no PDV físico, a vitrine de produtos em plataformas digitais merece especial atenção. Para isso, é necessário utilizar técnicas e boas práticas para realizar um merchandising omnichannel, ou multicanal, de sucesso. Veja, a seguir, alguns pontos de atenção:
1. Escute seu cliente
Entender, estudar e analisar os propósitos e necessidades do consumidor é algo extremamente importante para qualquer empresa. É necessário criar um ambiente que o cliente se sinta confortável para expressar suas opiniões e compartilhar sua experiência com os produtos e serviços.
2. Analise a concorrência
A análise de concorrência nada mais é do que um estudo aprofundado sobre as ações praticadas pelos seus concorrentes. Desta forma, você e sua equipe poderão identificar o que funciona ou não na estratégia de outras empresas semelhantes. Isso ajudará a prever e prevenir equívocos durante o planejamento e execução de tarefas.
3. Tenha ajuda de empresas especializadas
Um merchandising de sucesso requer muita técnica, estudo, análise e qualidade na execução. É uma tarefa que dá muito trabalho, pois é necessário estar atento a todos os detalhes e agir para ajustar possíveis imprevistos.
Por isso, pense e avalie a opção de contratar um profissional ou uma empresa especializada, que poderá auxiliar e direcionar a equipa para atingir os objetivos esperados com maior rapidez e assertividade, em menor tempo e correndo menos riscos
4. Colete e analise dados
Monitorar o desempenho das campanhas de marketing é fundamental para a constante evolução dos seus processos. Isso garante melhores resultados e inovações constantes. A análise de dados permite prever o desperdício de verbas e detecta melhores oportunidades de investimento.
Sobre a Gofind
Com mais de 2 milhões de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind dá mais poder ao marketing das marcas com soluções O2O (online to offline) para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas, incrementando vendas e market share. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch.
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