Kátia Pacher: uma profissional com 3 décadas de atuação no setor de seguros e apaixonada por atletismo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Catarinense

O ano de 2024 é muito especial para o esporte pois acontecerá em Paris o maior e mais importante evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos. Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto os olhos do mundo estarão focados na capital francesa. Aproveitando o embalo das Olimpíadas, o Seguro Catarinense começa a produzir matérias com profissionais de reconhecida trajetória no mercado segurador de Santa Catarina que praticam ou praticaram alguma modalidade olímpica.

O primeiro perfil é o de Kátia Pacher, Gerente Comercial Seguradora Zurich, Filial Blumenau (SC). Residindo na cidade de Timbó (SC), Kátia está completando 30 anos de atividade no mercado segurador em 2024. Fora do ambiente corporativo, ela gosta de praticar esportes e considera-se apaixonada pelo atletismo.

Aos 12 anos de idade o atletismo passou a fazer parte de sua vida quando ela foi selecionada na escola para integrar um grupo que realizava a prática esportiva. A partir daquele momento passou a treinar saltos em distância e altura, corridas de velocidade, vindo a se destacar na prova dos 400 metros com barreiras. “Eu tive vitórias significativas. Competia representando a Fundação Municipal de Esportes de Timbó e o Estado de Santa Catarina. Entre os eventos esportivos que participei, o que marcou minha vida aconteceu no Chile quando representei o Brasil no campeonato Cone Sul, quando eu tinha apenas 14 anos”, recorda.

Kátia poderia até ter seguido na modalidade e talvez fizesse sucesso como atleta, já que na época contava com o patrocínio de empresas. Entretanto, aos 17 anos decidiu seguir um novo caminho quando recebeu a oportunidade de trabalhar em uma seguradora. Começava naquele momento sua trajetória no mercado segurador. Casada e mãe de dois filhos, Kátia foi solidificando sua carreira, chegando a presidir o Clube da Pedrinha SC. Mas apesar das atividades profissionais e dos demais compromissos, praticar corridas sempre foi muito prazeroso para ela, que passou a integrar uma equipe que realiza corridas de rua. “Fui me adaptando a correr provas de cinco quilômetros e participei de equipes que competiam em provas de revezamento. Foi extremamente gratificante e eu cheguei a ganhar medalhas nas competições, o que trouxe recordações de minha adolescência, quando eu era atleta. Só lamento que com o passar do tempo tive lesões que impediram minha continuidade na prática das corridas de rua”, pontua

Entretanto, Kátia é uma pessoa que tem o esporte em seu DNA e os exercícios físicos em academias passaram a ser prioridade em sua rotina. Após o período de isolamento social decorrente da pandemia, ela sentiu a necessidade de praticar algum esporte e identificou-se com ciclismo: “Eu pedalo com um grupo pequeno composto somente por amigas. Têm vezes que também pedalo ao lado de meu marido e meu filho. É uma terapia que me possibilita socializar e atuar em favor da promoção de minha saúde. E o ciclismo é um esporte de baixo impacto, diferente do atletismo que me causou algumas lesões”.

Em relação aos jogos olímpicos, Kátia garante que se emociona quando assiste as competições de atletismo: “Quem já teve a experiência de participar de competições oficiais, consegue sentir nas veias a adrenalina que os atletas têm durante uma prova”.

Na opinião de Kátia, ela competiu numa época que o atletismo fazia muita diferença na vida de jovens e adolescentes, pois treinar para viajar e participar de competições e campeonatos era uma grande conquista. “Hoje em dia com a era da tecnologia e celulares, poucos jovens se interessam por esporte de alto desempenho. Considero o atletismo o esporte mais emocionante e ele faz parte de minha vida”, conclui.

Atletismo – Paris 2024

Considerado o mais representativo dos esportes olímpicos, o atletismo será realizado em Paris 2024, de 1º a 11 de agosto. Com exceção das provas de rua, as outras competições serão realizadas no famoso Stade de France, na cidade de Saint-Denis.