Sustentabilidade na Logística é rota estratégica para um futuro responsável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Multiconceito Comunicação

À medida que o mundo enfrenta desafios ambientais crescentes, o setor de logística emerge como um protagonista crucial na transição para práticas mais sustentáveis. De acordo com pesquisas recentes, a adoção de medidas ecologicamente conscientes não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais preocupado com questões ambientais.

Estudos indicam que a conscientização global sobre a importância da sustentabilidade está em ascensão. Segundo dados apresentados pelo VisualGPS, da iStock, cerca de 92% dos brasileiros acreditam que é importante que a empresa tenha práticas de negócios sustentáveis. No setor de logística, isso se traduz em uma demanda crescente por cadeias de suprimentos mais sustentáveis e eficientes.

Seguindo esse avanço do setor de logística, a Clever Global, empresa de serviços tecnológicos, especializada no gerenciamento de fornecedores e terceiros, disponibiliza a plataforma SerCAE, que auxilia na gestão documental, minimizando os riscos associados à subcontratação de fornecedores. "Hoje, cerca de 25% dos nossos clientes atuam no mercado de logística e estão atualizados com as principais inovações sustentáveis disponíveis no país", ressalta Otávio Pepe, Diretor Brasil da Clever Global. "O Brasil é considerado uma referência na produção de energia renovável no mundo por ter uma forte presença na geração de energia hidrelétrica e investir em tecnologias solares e eólicas", garante Otávio, comprovando que a multinacional está atenta às principais soluções sustentáveis que existem hoje no mercado.

Essas inovações tecnológicas, como a utilização de veículos elétricos, sistemas de gestão de frota inteligentes e a otimização de rotas, desempenham um papel vital na promoção da sustentabilidade na logística. Empresas que adotam essas tecnologias não apenas reduzem seu impacto ambiental, mas também aumentam sua eficiência operacional.