Reputação, cultivando relações de confiança com fornecedores
Claudia Bouman
*Por Claudia Bouman
Um de nossos sócios compartilhou uma experiência vivida no passado com uma empresa líder no varejo nacional. Ao visitar o departamento de compras, ele descreveu um cenário preocupante. “Fui atendido rapidamente, mas o que presenciei foi desanimador”, relatou.
“O comprador demonstrava uma postura autoritária, criando um ambiente de desequilíbrio, onde fornecedores esperavam em condições inadequadas, sem a menor cortesia.”
Essa situação de desequilíbrio não só prejudica a relação comercial, mas mina a imagem da empresa diante de seus parceiros. Uma abordagem mais construtiva e equilibrada poderia gerar resultados positivos e fortalecer o capital reputacional da organização. Quando os fornecedores sentem que são tratados com respeito e têm suas demandas ouvidas, eles se tornam aliados, e não apenas prestadores de serviço.
O tratamento inadequado, infelizmente, não é incomum. Muitas vezes, empresas exibem uma face amigável para clientes e investidores, mas mostram uma postura muito diferente com seus fornecedores. O descaso pode se manifestar em atrasos em reuniões ou, pior, em prazos de pagamento não negociados, criando frustração e desconfiança.
No entanto, existem alguns caminhos para evitar esse desgaste e melhorar a reputação:
Estabeleça processos claros e transparentes de comunicação para manter uma linha de diálogo aberta, reduzindo possíveis tensões e mal-entendidos. Quando os prazos e expectativas são alinhados, os fornecedores acabam sentindo-se mais confortáveis e respeitados;
Compromisso com os prazos e acordos realizados: quando uma empresa adia pagamentos constantemente, sua imagem sofre. Por outro lado, ser reconhecida pela pontualidade fortalece laços de confiança e beneficia ambas as partes;
Revisão contínua de práticas de atendimento aos fornecedores: Pequenos ajustes podem trazer grandes resultados. Um ambiente acolhedor e organizado, por exemplo, demonstra respeito e profissionalismo.
O compromisso com práticas éticas e respeitosas na gestão de fornecedores não apenas protege a reputação da empresa, mas também contribui para um ambiente de negócios mais saudável e sustentável. Quando a relação com os fornecedores é bem estabelecida, ela fortalece a imagem da empresa e pode até transformá-los em influenciadores positivos, recomendando seus produtos ou serviços a outros compradores. É um ciclo virtuoso de confiança e colaboração criando valor para todos os envolvidos!
*Claudia Bouman é especialista em reputação de marca e sócia da Percepta Reputação Empresarial.
Mestre em Comunicação, pós-graduada em Marketing pela ESPM e Flórida International University, com mais de 25 anos de experiência no mercado atuando, principalmente, nas áreas de Planejamento, Marketing e Comunicação em diversos perfis de empresas. Professora e Palestrante para cursos de graduação e pós-graduação. É coautora do Livro: Um Profissional para 2020 – Editora B4.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário