Brasil,

Como solucionar o gap de habilidades que impede os colaboradores de atingirem o seu potencial no trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Alves
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Por Sergio Verde Selva*

Os departamentos de recursos humanos e desenvolvimento pessoal têm se beneficiado cada vez mais da tecnologia para o aprimoramento de seus profissionais. As novas ferramentas de aprendizagem e cultura organizacional têm auxiliado os DHO’s a entenderem as principais dificuldades e transformá-las em habilidades, e isso tem se tornado cada vez mais aplicável com a recente chegada da Inteligência Artificial, que pode transformar grandes relatórios de PDI em simples tópicos de aprimoramento e pontos de melhoria, por exemplo.

De acordo com dados do relatório da Gallup, no Brasil 68% da população ativa está desmotivada, o que afeta o bem-estar, a produtividade e a retenção dos funcionários. Os dados são ainda piores no mundo todo, onde 77% dos trabalhadores não estão engajados e 51% deles procuram um novo emprego. A principal pergunta é: como transformar este cenário? Para mim, a resposta é clara: educação aprimorada por meio da tecnologia.

Divido aqui uma experiência pessoal para embasar este posicionamento. Enquanto fazia parte do time do Spotify, foi criado o “Novidades da Semana”, um guia que compartilhava os principais lançamentos de artistas naquela semana, baseado no conteúdo que as pessoas ouviam. Esse destaque, que tinha como base a tecnologia, permitiu que os usuários acessassem novos conteúdos e conhecessem novos gêneros e artistas. Esse foi um aprendizado valioso para mim, a autonomia de poder fazer suas escolhas.

Trazendo para o contexto de métodos de aprendizado é importante entender como o profissional se adapta melhor com seus estudos, visto que cada um possui preferências diferentes e absorvem aprendizados de formas distintas. Hoje, entendo a importância de utilizarmos a tecnologia a nosso favor e como ela pode ser benéfica para indicar conteúdos personalizados para colaboradores que desejam se desenvolver, mas ainda não sabem como. Entregar a sugestão de conteúdo com base nas informações de cada perfil de profissional, mostra ainda um cuidado excepcional que fala muito sobre a preocupação das empresas para com os seus colaboradores e o futuro de suas carreiras.

Com base em minhas experiências descobri que o pós ciclo de avaliação precisa acontecer para remover a resistência, mas principalmente com uma boa qualidade de conteúdo. Se você falar para o colaborador que ele precisa melhorar a qualidade dos relatórios, por exemplo, ele pode até buscar um curso, mas isso vai tornar o processo ainda mais extenso e complicado. Por outro lado, se a empresa oferecer uma tecnologia que já entrega os conteúdos prontos e adaptados com foco total no método de aprendizagem que mais faz sentido para aquele colaborador, não só a adesão como também a percepção podem mudar de figura. É uma descoberta da cultura de aprendizagem, para a empresa e para o profissional.

Percebi que diante de tantas novas ferramentas, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, tem se destacado como a principal aliada para que profissionais atinjam seu máximo potencial e trabalhem cada vez mais engajados, solucionando suas dores mais latentes. Lidar com desafios é ótimo, mas é preciso que as empresas tenham a educação como o principal pilar quando falamos de upskilling e reskilling como forma de apoiar seus colaboradores a lidarem com tais desafios. Com a ascensão de discussões em torno do tema “cultura organizacional”, cada vez mais o foco tem sido direcionado em dar mais oportunidades para que as pessoas se sintam preparadas e reconhecidas em seus ambientes de trabalho. Desta forma, a meu ver, temos a receita perfeita para desenvolver o corpo de colaboradores e principais habilidades no âmbito profissional para que as nossas empresas clientes entreguem resultados ainda melhores.

* Sergio Verde Selva lidera a área de Growth na Education Journey, plataforma de educação corporativa que usa Inteligência Artificial para desenvolver colaboradores de forma escalável e totalmente individualizada. O executivo tem como principal missão alavancar o crescimento da HR Tech e reforçar o compromisso de melhorar a performance dos colaboradores, com base nas trilhas personalizadas.


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