4 tendências de marketing e branding para 2024
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Conversão de leads, Search Ads Toggle, Accountability por meio de dados, People Analytics e Inteligência Artificial estão entre os direcionamentos dos principais executivos do setor
O estudo “Panorama de Marketing Digital 2023” realizado pela RD Station, apontou que 60% dos times de marketing são responsáveis por metas de vendas em empresas de médio e grande porte, o estudo também afirma que 75% dos negócios não atingiram suas metas do setor no ano anterior.
Considerando a importância do investimento na área que vai muito além das vendas e aumentar a presença da marca no mercado, a publicidade muitas vezes é motivo de conversão e fidelização de clientes, por isso é importante saber se diferenciar. Os executivos das principais empresas que modelam o setor de marketing e branding apontaram 4 tendências para sua empresa se diferenciar.
Conversão de leads
Segundo Fabiana Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, a comunicação em si deve ser utilizada a favor de todos os objetivos da empresa, desde a mensagem inicial até a retenção de clientes. O marketing das empresas muitas vezes é feito também pelo líder, que tem como missão expandir o negócio e fidelizar sua base, por isso é importante estar atento e utilizar as possibilidades ao seu favor.
“Embora estudos apontem que 50% dos prospects não são potenciais clientes da sua marca, é importante estar próxima a essas pessoas e utilizar das oportunidades para conversão. Esteja sempre atento ao que estas personas falam, utilize no seu negócio estratégias de conteúdo para demonstrar sua expertise e crie conteúdo que gere interesse e reafirme os resultados que sua empresa traz, isso tudo pode ser feito através de uma comunicação 360° e é a chave para converter leads”, afirma a CEO da PinePR.
Search Ads Toggle
Não é segredo que o TikTok vem se destacando dentre as redes sociais e mostrando seu diferencial de mercado, a plataforma foi responsável por trazer para o Brasil a funcionalidade Search Ads Toggle, que permite que as marcas veiculem seus anúncios nos resultados de pesquisa da rede social de forma orgânica aos usuários relevantes. Para Raquel Braga, CMO da BKR, agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios, essa é a principal tendência do mercado.
“Com certeza essa é uma das maiores tendências nas redes sociais do próximo ano para as marcas, principalmente em um ambiente de competição causado pelo boom da plataforma e o entretenimento gerado através do TikTok, o Search Ads Toggle será uma ótima ferramenta de conversão e eficiência e será o aliado ideal para as empresas que querem se destacar”, pontua Raquel Braga.
People Analytics e Inteligência Artificial
Para Igor Vazzoler, CEO e fundador da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil, uma das tendências para o próximo ano é o uso da inteligência artificial. Mesmo sendo um tópico bem conhecido, a IA ainda está em alta e vem se espalhando por outros nichos para potencializar as atividades do dia a dia. Agora, as discussões estão concentradas nas implicações éticas e no potencial de melhoria da tomada de decisões em como usá-la.
“É comum em debates sobre inteligência artificial ouvir pessoas se questionando se essa tecnologia vai tomar nossos empregos, e a conclusão é sempre a mesma, de que a IA veio para diminuir as tarefas repetitivas do dia a dia para podermos focar nas habilidades que só um ser humano pode ter. Olhando por esta lente, essa tecnologia está vindo para deixar os ambientes de trabalho ainda mais humanizados”, destaca o empreendedor.
Accountability por meio de dados
De acordo com Ewerton Ewerton Mokarzel, CEO e Sócio da FutureBrand São Paulo, ecossistema integrado em gestão de marca e negócio com foco no futuro, neste ano, alguns aprendizados transformaram a visão de negócio. Se antes planejar e medir os resultados era considerado suficiente, agora a constatação é que o acompanhamento e a visibilidade dos resultados devem ser realizados de forma contínua. “A velocidade nas tomadas de decisões ganhou uma nova dimensão com a ênfase nos dados. Não é mais plausível depender apenas de intuições ou achismos; agora, os dados se tornaram o alicerce para decisões rápidas e assertivas”, explica.
Mensurar diversos aspectos, mesmo aqueles que não recebem destaque inicial, tornou-se vital. Esses índices muitas vezes contêm insights valiosos que podem impactar positivamente os resultados e a eficácia das estratégias e não podem ser negligenciados. Uma tendência que se destaca para o próximo ano é a accountability por meio de dados. Os negócios estão reconhecendo a importância de serem responsáveis e transparentes em relação aos seus resultados, utilizando dados. Isso não apenas fortalece a integridade corporativa, mas também constrói a confiança dos stakeholders, sejam eles clientes, investidores ou colaboradores.
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