Brasil,

Mês da mulher empreendedora: entenda como elas estão contribuindo com o ecossistema de startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ketheleen Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Historicamente dominado por homens, o ambiente corporativo vem passando por mudanças ao longo dos anos, de modo que a participação das mulheres está cada vez mais evidente. Para promover essa equidade de gênero no ambiente de negócios, em 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que tem como objetivo evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial.

Mesmo com o número de empresas lideradas por mulheres crescendo progressivamente - com mais de 10 milhões delas sendo donas de seus próprios negócios -, a participação feminina no âmbito corporativo está longe de ser equilibrada, visto que, segundo o Sebrae, com base em dados de 2022 do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios representou apenas 34% no Brasil.

De fato, o setor corporativo ainda tem muito o que evoluir, especialmente considerando a participação ativa de mulheres em cargos de liderança e, principalmente, remuneração salarial igualitária entre os gêneros. Por outro lado, é importante valorizar os avanços dos últimos anos. Como exemplo disso, é possível notar a participação feminina em segmentos como o de tecnologia, especialmente no universo das startups, onde a presença delas está cada vez mais notável.

Diante disso, em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, listamos seis startups lideradas por mulheres:

Celebrar

A Celebrar, eventech que conecta grandes empresas e multinacionais a pequenos e microempreendedores individuais, fundada por Camila Florentino e Patricia Celia Portes de Almeida. Camila acredita que a diversidade tem sido a chave do sucesso. “Entendemos que a presença feminina no mercado ainda precisa ser ampliada, já que muitas empresas, além de não oferecerem um plano de carreira e oportunidades igualitárias, pagam salários menores para as mulheres que exercem os mesmos cargos que os homens. Eu e a Patricia entendemos como é importante não só oferecer as mesmas chances, como tornar o ambiente de trabalho um lugar seguro e confortável, para que todos consigam escalar profissionalmente”, pontua a executiva, que é CEO da Celebrar.

Fastdezine

Fundada em 2016 por Úrsula Aleixo, a Fastdezine é uma startup de Belo Horizonte que atua como extensão do time de design e desenvolvimento de departamentos de marketing das empresas e agências de publicidade. Utilizando todo seu background em Design, Comunicação Visual e Negócios, a executiva desenvolveu uma empresa que usa técnicas de inteligência artificial, levando em conta vários aspectos, como qualificação, experiência e perfil comportamental para entrega de seus produtos. “Quando encontro com outras mulheres empreendedoras, quase que invariavelmente, temos um ponto em comum: responsabilidade social, uma missão maior do que o mero sucesso da empresa, a contribuição para o crescimento e melhora contínua da nossa sociedade”, pontua. Com um DNA internacional, a Fastdezine vem se desenvolvendo no mercado global e, recentemente, participou do ciclo de imersão em Singapura oferecido pelo Startup OutReach Brasil, programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

Ibrawork

À frente do Ibrawork, Hub de Open Innovation, Tania Gomes visa fomentar o ecossistema, apoiando a inovação e o descobrimento de startups que transformarão São Paulo em uma cidade mais inteligente. Empreendedora e especialista em inovação aberta, Tania é a principal responsável por gerenciar o processo de inovação nas organizações. “Aqui no Ibrawork, não apenas apoiamos as lideranças femininas, como fomentamos uma maior diversidade no mercado de trabalho. Buscamos abrir espaço para que as mulheres possam não só apresentarem seus negócios ao mercado, mas que acessem oportunidades para melhorarem seus produtos e serviços, a fim de ganhar escala e sustentabilidade”, afirma.

Inovenow

A Inovenow conta com a liderança da CEO Vanessa Pessoa. "Além da Inovenow ter uma atuação de impacto trabalhando a educação empreendedora fora do eixo Sul-Sudeste, a empresa tem em sua liderança duas mulheres, eu e minha sócia Raisa La Porta. Nós temos trabalhado intensamente para que a plataforma chegue às empresas e seja um importante canal para ampliação da aprendizagem de líderes e colaboradores, e sempre estaremos incentivando para que haja cada vez mais mulheres em posições de liderança no mercado de trabalho", conclui Vanessa.

Wylinka

Segundo dados da Unesco, as mulheres representam 33,3% de todos os pesquisadores no mundo e apenas 12% delas são membros de academias científicas nacionais. Uma empresa que tem feito a diferença nesse ecossistema é a Wylinka. Fundada em 2013 pela por Ana Calçado e outros, a organização sem fins lucrativos tem como propósito transformar o conhecimento científico em inovações que melhorem o dia a dia das pessoas e promovam o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil.

“Nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo, nos quais a Wylinka atua, observamos alguns desafios para as mulheres e o resultado é que ainda temos poucas de nós liderando no universo da ciência e tecnologia. Por isso, a gente se propõe ser uma ponte entre a ciência e o mercado, incentivando cada vez mais a representatividade das mulheres no segmento, mostrando a força que nós temos no ecossistema empreendedor, gerando resultados mais assertivos e inclusivos”, reforça Ana Calçado, presidente e CEO da Wylinka.

CogniSigns

Fundada em 2017 por Andressa Roveda e Leandro Mattos, a CogniSigns atua no Brasil, Emirados Árabes Unidos e Itália, utilizando a inteligência artificial para analisar padrões de comportamento em crianças, adolescentes e adultos. Com a missão de transformar a detecção precoce, fornecendo insights valiosos para profissionais de saúde e educação, a startup utiliza uma abordagem inovadora para apoio à causa autista e identificação de talentos, com expansão para depressão e Doença de Parkinson. De acordo com a executiva, “desde a fundação da CogniSigns, pude testemunhar a força transformadora do empreendedorismo feminino. Ao superar obstáculos, construí redes sólidas e pude liderar com resiliência, já que as mulheres não apenas moldam seus negócios, mas também influenciam positivamente o ecossistema de inovação. Hoje, na CogniSigns, tenho um objetivo especial relacionado ao empreendedorismo: inspirar e mentorear mulheres que tenham interesse em empreender”, destaca.

Expandindo sua operação para o Sudeste Asiático, recentemente a startup participou do ciclo de imersão em Singapura oferecido pelo Startup OutReach Brasil, programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar