Flexibilidade de benefícios corporativos no Natal se torna diferencial para as empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Maria Cunha Rodrigues

Estudo conduzido pela Swile, em parceria com a Leme Consultoria, mostrou que a prevalência de Benefícios Flexíveis aumentou de 20% em 2021 para 38% em 2023

A escolha por benefícios flexíveis por parte dos colaboradores das empresas tem se tornado cada vez mais uma tendência no mercado. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita por uma das maiores empresas de benefícios flexíveis do país, a Swile, em parceria com a Leme Consultoria. De acordo com dados, a prevalência de Benefícios Flexíveis aumentou de 20% em 2021 para 38% em 2023. Hoje, 88% dos clientes da Swile são SMEs e 12% de maior porte.

“Negócios são feitos por pessoas. Colocar os colaboradores no centro da decisão sobre os benefícios, significa colocar as pessoas que constroem o negócio como prioridade. O impacto em engajamento torna-se evidente, bem como a consequente melhoria no nível geral de serviço. Um atendente mais motivado deixa o cliente mais feliz; um vendedor mais motivado converte mais vendas. Assim, os benefícios de adotar Swile sobre o engajamento e felicidade dos colaboradores ativam o ciclo virtuoso que resulta em mais negócios e mais lucratividade para essas empresas” afirma Guilherme Gonzo, Business Strategy Director, da Swile Brasil

Um dos destaques da pesquisa é de que 76% dos colaboradores se dizem satisfeitos quando a companhia oferece benefícios atrativos. Com a chegada do Natal, a liberdade na hora de escolher como utilizar esta bonificação também se torna um diferencial para as companhias e, consequentemente, uma vantagem competitiva na hora de atrair e reter talentos. A expectativa é aumentar o faturamento em 50%, quando comparado com 2022. Isso representa 65 milhões de reais em cartões, neste natal.

"Durante muitos anos, as empresas ofereciam cestas de Natal como benefício de final de ano. No entanto, percebemos que esse tipo de ação ficou para trás, pois os colaboradores querem escolher exatamente o que precisam para a sua ceia ou, até mesmo, gostariam de optar por comprar outros itens, como presentes para a família", destaca Guilherme Gonzo.

O executivo ressalta que cerca de 40% dos clientes da empresa de diferentes segmentos já possuem o benefício do cartão de Natal, e a procura deve aumentar 50% este ano à medida que as companhias percebam que a experiência traz praticidade e liberdade, podendo ser personalizada de acordo com as necessidades individuais. Ao todo 200 mil usuários farão uso do cartão de natal.

A adoção do cartão de benefícios flexíveis com saldo para o Natal traz facilidades para todos: colaborador, que pode realizar compras em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira de crédito, e RH, que lida com uma logística menos burocrática do que se fosse disponibilizar cestas de produtos, por exemplo.

Swile oferece três modalidades de cartão de Natal

Na Swile, os clientes possuem opções com diferentes níveis de flexibilidade para presentear suas equipes:

Cartão Flex Natal:

○ O saldo determinado pela empresa contratante pode ser utilizado com as seguintes finalidades: refeição, alimentação, home office, mobilidade, educação e saúde.

Cartão Food Natal:

○ O saldo determinado pela empresa contratante pode ser utilizado para refeição e alimentação do colaborador.

○ Gasto somente em cartão

○ 18% de todas empresas que usarão natal

Cartão Presente Natal:

○ O saldo determinado pela empresa contratante pode ser utilizado pelo colaborador com o uso liberado, igual a um cartão de crédito ou incentivo. No entanto, não é possível fazer transações como transferência, TED e saques.

Sobre a Swile

Swile é uma startup unicórnio e centauro francesa de benefícios flexíveis, criada em 2018. Colocando a tecnologia como motor do engajamento entre funcionários e empresas, ela desenvolveu o primeiro Super App pensado para a vida no trabalho, que inclui, entre outras soluções, o Swile Card - um smartcard que reúne todos os benefícios flexíveis em um único cartão, entregando uma experiência personalizada, unificada e moderna.

Em 2021, a Swile iniciou sua expansão global, começando pelo maior mercado de benefícios do mundo, o Brasil, por meio da aquisição da Vee Benefícios (fundada em 2016). A unicórnio global levantou desde o início de suas operações o montante total de US$325 milhões, considerando o último aporte vindo do Softbank Latin America.

Presente em dois países (França e Brasil), o grupo tem 1.000 colaboradores, 5,5 milhões de usuários e 85.000 clientes corporativos, incluindo nomes de grandes empresas como: Carrefour, Le Monde, JCDECAUX, PSG, Airbnb, Spotify, Red Bull e TikTok na França, e Bayer, FIAT, Whirlpool, Ambev, CVC, TOTVs e Bom Futuro no Brasil.